Total de visualizações de página

À TODOS QUE PERMANECEM PRA SEMPRE JÓIAS RARAS

ESTE BLOG PERTENCE À TODOS AQUELES QUE ESTIVERAM EM NOSSA ESCOLA COMO PROFESSOR, FUNCIONÁRIO, ALUNO, PAI, AMIGOS...

DEIXEM SEU COMENTÁRIO E CONTRIBUAM COM FOTOS, FILMES...

Páginas

Pesquisar este blog

sexta-feira, 30 de abril de 2010

APRESENTAÇÃO


As crianças e adolescentes de nossa sociedade atual, muitas vezes tem se encontrado em situações de estresse e depressão devido à cobrança existente quanto aos estudos e preparação para o futuro.
Muitas de nossas crianças acabam passando mais de l00 horas frente a televisão, durante a semana, isto quando não estão diante da tela do computador ou vídeo game, devido a falta de opção ou espaço para o seu desenvolvimento integral.
A tecnologia e informática são necessárias para as crianças do século XXI, porém, a socialização, a brincadeira, o esporte, a cultura, a leitura e artes deve fazer parte do cotidiano das crianças para que haja um equilíbrio numa educação de qualidade e uma vida saudável.
O Centro de Recreação e Artes “Jóias Raras” vem ao encontro dessas crianças, para que brincando, elas possam receber orientação no seu desenvolvimento com atividades próprias à idade, dentro de um ambiente que favoreça sua criatividade e imaginação, aquisição de conhecimentos e valores para sua integração social.
O Centro de Recreação e Artes “Jóias Raras” tem como objetivo prestar atendimento às crianças de nossa sociedade proporcionando um ambiente favorável, como também:
- brincadeiras em grupos dirigidas;
- brincadeiras livres;
- diversidade em games;
- atividades artísticas;
- atenção pedagógica para realização de tarefas e trabalhos da escola em que estuda (quando implantado o curso de reforço escolar);
- leitura;
- trabalhos manuais;
- vídeos;
- aulas de culinárias;
- agricultura – horta ( projeto a ser desenvolvido);
- play - graud;
O Centro de Recreação e Artes “Jóias Raras” também contará com profissionais nas áreas de Computação, Música, Dança e outros cursos que serão acrescentados de acordo com os interesses dos alunos.

OBJETIVOS
O Centro de Recreação e Artes “Jóias Raras” tem por objetivo o atendimento às famílias que necessitam de um lugar seguro e de confiança onde seus filhos possam desenvolver suas habilidades, potencialidades e brincarem com liberdade e espaço. Promover a socialização oferecendo atenção de pessoal especializado e preocupado no bem estar das crianças, ensinando com responsabilidade e qualidade metodológica tendo a oportunidade de introduzir princípios morais e cristãos.
O Centro de Recreação e Artes “Jóias Raras” oferece para suas crianças espaço para recreação, play graud, Berçário, maternal, Pré-escola, hotel para crianças de 0 a 8 anos, diárias avulsas para eventuais alunos, além do espaço em salas para aulas específicas de artes .
O ambiente favorável ao desenvolvimento físico, social, intelectual e emocional é um dos objetivos específico do Centro de Recreação de Artes “Jóias Raras” , proporcionando, educação infantil de qualidade, espaço adequado para as crianças de nossa sociedade, oferecendo oportunidade, estímulo social e afetivo para seu desenvolvimento saudável e feliz.
A socialização e cultura se darão por meio de atividades artísticas , jogos interativos, brincadeiras espontâneas e dirigidas, refeições coletivas, etc., buscando a aquisição de valores sociais e culturais, aquisição de novos conceitos com significados práticos visando atendimento às necessidades físicas, biológicas, sociais, intelectuais e emocionais de forma integrada.
Através da linguagem, a criança aprende a se comunicar e se relacionar, adquirir os valores sociais e culturais da sociedade em que vive. O objetivo da educação não deve ser simplesmente o de veículo para adaptação da criança, mas de conduzi-la a aquisição de novos conceitos, com base em experiências vividas para que cada conceito adquira significado.
As atividades desenvolvidas tem por objetivo o desenvolvimento da socialização, da maturação, das habilidades motoras, da capacidade artística, da capacidade cognitiva e emocional.

Brincadeiras:
As brincadeiras espontâneas a serem desenvolvidas no Centro de Recreação e Artes “Jóias Raras”, deverão partir do interesse das crianças de acordo com sua idade e capacidade .
As crianças também participarão de brincadeiras em grupos, para atividades coletivas. As brincadeiras serão dirigidas e terão o objetivo de educar brincando, desenvolvendo desde as capacidades de motricidade, como os princípios de socialização (respeito, companheirismo, diálogo, etc.); para levar a criança a perceber que seus gestos e movimentos, através das brincadeiras, expressam seus sentimentos, pensamentos e representações.
Os agrupamentos serão feitos tendo como critério a idade da criança, porém o intercâmbio entre os grupos deverão acontecer para que as crianças tenham oportunidade de participarem com outros grupos, para um maior convívio com outras idades, em que os mais novos se relacionem com os mais velhos e vice-versa, criando, assim, um ambiente que se aproxime ao máximo de família.

Jogos:
Os jogos manipulativos , cumprirão os objetivos de organização estrutural, aprendizagem de regras, capacidade de concentração, respeito mútuo, promovendo o desenvolvimento cognitivo e emocional.



Artes:
As atividades artísticas a serem desenvolvidas, cumprirão seus objetivos de expressão artística, apreciação de produção artística criadas pela humanidade, estabelecendo relações entre o artista, sua obra e seu tempo, comparando obras diferentes e percebendo o contexto histórico e cultural em que tais obras foram criadas.
Também será trabalhado a exploração de diversos tipos de materiais (papéis, barbantes, sucatas, tintas, etc)
A arte leva em conta a expressão, por meio dos sentidos e dos sentimentos do mundo que nos rodeia. A sociedade industrial trouxe conseqüências de grande fragmentação dos conhecimentos. A escola, acaba por reproduzir o social e também fragmenta os conhecimentos a serem ensinados, dividindo o saber e propondo conceitos prontos para uma rápida formação para o mercado de trabalho e impondo uma forma de pensar dominante, pregando falsas verdades.
A arte tem o objetivo de integrar a criança no seu meio, que por formas perceptivas é capaz de expressar o sentimento através de sua criatividade, exprimindo os sentidos que muitas vezes, presentes, mas não exprimidos.
A imaginação cria um universo significativo para o ser humano, mas que se não desenvolvido, frusta-se.
A arte desenvolve a imaginação e libera a capacidade de expressão, motivando a criação humana.
Através da arte é possível manifestar os sentimentos e os sentidos, desenvolvendo a imaginação e o ato criativo, que são condições essenciais para outros processos cognitivos, pois a obra artística de cada criança e a apreciação de outras obras de arte é a relação estreita dos sentimentos com seus símbolos significativos.
Assim como a educação para um mundo econômico em processo de desenvolvimento se dá por meio de símbolos, assim também os símbolos artísticos representam os sentimentos expressos. Através da arte a imaginação é desenvolvida, rompendo o pequeno espaço que lhe é dado no mundo racional.
O sonho de mudar a realidade é o que nos faz lutar e prosseguir, para isso a arte é um elemento pedagógico fundamental na vida humana, pois proporciona uma integração entre o mundo da imaginação, os sentimentos e a razão.
É necessário que o indivíduo tenha a oportunidade de apreciar e acreditar naquilo que pode produzir para depois aprender o que foi criado por outros e não somente aprender o que lhe é transmitido para ser unicamente um indivíduo útil na grande expansão industrial




Apoio:
As crianças que freqüentarão o Centro de Recreação e Artes “Jóias Raras” terão momentos de realização dos trabalhos escolares e tarefas como apoio ao seu desenvolvimento escolar com o objetivo de ajudar o aluno a estabelecer horários, cumprimento do dever, organização da agenda escolar, realização das pesquisas para os trabalhos escolares e explicações, caso haja dúvidas nos temas abordados nas aulas de sua escola.
Obs. Este é um dos objetivos que serão implantados pelo Centro de Recreação e Artes “Jóias Raras” no decorrer do ano de 1999.


Trabalhos Manuais:
Os trabalhos manuais tem como objetivo desenvolver a criatividade, cognição e maturidade, pois está intrinssicamente ligado à Arte e cumpre os objetivos de elo entre o emocional e o cognitivo.

Agricultura - Horta:
O cultivo e plantio com o trabalho na horta, cumpre seu objetivo de observação e cuidado com o meio ambiente, observação da origem e desenvolvimento da flora ambiental, observação da criação e perfeição divina.
Projeto a ser implantado.

Dança:
A dança conduz a criança ao desenvolvimento físico, motor e emocional, em que através de seus gestos e movimentos ela expressa seus sentimentos, pensamentos e representações, juntamente com a música e a exploração de diversos sons e ritmos.
As atividades desenvolvida por meio da dança, permite a criança sentir, viver sua capacidade de expressão corporal, desenvolvendo sua consciência e seu potencial criador contribuindo para desinibição por meio das apresentações. Os objetivos da dança na Educação infantil são expressos pela Arte em que se inclui.


Música: A música tem como objetivo o desenvolvimento das capacidades cognitvas, motoras e emocionais, contribuindo para um desenvolvimento equilibrado entre o emocional e o cognitivo.
As aulas de música e dança será implantado de acordo com o interesse dos alunos como cursos a parte.

Horários
Os horários e dias serão optativos, para que pais e responsáveis possam se adequar ao Centro de Recreação “Jóias Raras” de acordo com suas necessidades, sendo que a criança poderá freqüentar em período integral, meio período, todos os dias, dias alternativos ou ainda algumas horas necessárias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário