Total de visualizações de página

À TODOS QUE PERMANECEM PRA SEMPRE JÓIAS RARAS

ESTE BLOG PERTENCE À TODOS AQUELES QUE ESTIVERAM EM NOSSA ESCOLA COMO PROFESSOR, FUNCIONÁRIO, ALUNO, PAI, AMIGOS...

DEIXEM SEU COMENTÁRIO E CONTRIBUAM COM FOTOS, FILMES...

Páginas

Pesquisar este blog

domingo, 2 de maio de 2010

ESMERALDA - 3 ANOS - PLANEJAMENTO

Centro de recreação e Artes JÓAIS RARAS
A solução para quem leva EDUCAÇÃO INFANTIL a sério
___________________________________________________________________________________
PLANEJAMENTO MATERNAL I E II - 3º BIMESTRE - 2001

Querido mestre:

“O melhor ensino é o exemplo, por isso seje um exemplo no sorriso, na manifestação de carinho, de obediência à voz do Senhor e na prática do amor.”

Este planejamento continua o espaço para o professor escrever as atividades dadas, as histórias contadas e também o professor pode escreve as experiência que teve em sala de aula relatando o ocorrido em relação a alguma atividade, ou até relatando que a atividade não foi adequada ou produtiva para turma ou para uma criança individualemente. Os temas sugeridos podme ser trabalhados ultrapassando o planejmaneto desde que o professor use de sua criatividade e relate no planejamento para um melhor aperfeiçoamento dos conteúdos e metodologias para os anos seguintes.
Tia Susy

___________________________________________________________________________________
PLANEJAMENTO MATERNAL I E II - 3º BIMESTRE - 2001

DATA: ___________________________ N º 01
Escolher uma aula de linha e escrever nas linhas abaixo o número da página e o nome do livro que utilizou, ou descrever a aula de linha.
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Desenvolver: Músicas, Oração, Cartaz do tempo, Contação de história dentro do contexto da aula, contagem e apresentação dos numerais, ou letras para leitura, atividade de Artes em grupo.
Descreva o que mais foi feito na aula, descreva a atividade de Artes escolhida, e qual a história que foi contada.

ARTES: ATIVIDADE EM GRUPO
Pintar livremente com anilina de diversas cores e pincel no papel rolo.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
APOSTILA
Pintar atividade de início das aulas com giz de cera

Visto do professor _______________

DATA: ___________________________ Nº 02
Receber as crianças com músicas no gravador para dançarem , enquanto dançam propor atividades:
 Engatinhar
 Pular
 Marchar
 Passar por debaixo da mesa
 Passar por dentro do minhocão
 Entrar em caixas de papelão ( providenciar em supermercados)

Terminar com uma música de ninar e deixar com que relaxem deitando no chão.
ATIVIDADE EM GRUPO
Modelagem com massa de papel ( Ver: modelagem)
Desenvolver: Músicas, Oração, Cartaz do tempo, Contação de história dentro do contexto da aula, contagem e apresentação dos numerais, ou letras para leitura, atividade de Artes em grupo.
Descreva o que mais foi feito na aula, descreva a atividade de Artes escolhida, e qual a história que foi contada.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
APOSTILA
Desenho livre


Visto do professor _______________







DATA: ___________________________ Nº 03
Receber as crianças com bolas e gols feitos com caixas de papelão.
Deixar que brinquem de futebol, motivando-os com apitos, cartões vermelho e amarelo, vinheta "Brasil" ou fitas com músicas dos times: "Salve o Coríntias, "Salve o tricolor" etc.

ATIVIDADE EM GRUPO
Providenciar um passeio para que conheçam um campo de futebol: "Estádio da Ferroviaria", "Palmeirinhas", ou outro.
Pedir autorização, para os pais, na Terça-feira que antecede.

Usar tinta verde para que pintem o papel rolo imaginado ser um campo de futebol
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


APOSTILA: ENFEITAR A PÁGINA DE ABERTURA
Visto do professor _______________


















DATA: ___________________________ Nº 04
Escolher uma aula de linha e escrever nas linhas abaixo o número da página e o nome do livro que utilizou, ou descrever a aula de linha.
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Receber as crianças com várias camisas dos times de futebol, deixar que vistam e conversar sobre os times de futebol.
Fotografar as crianças com camisas, antes procurar saber qual é o time que o pai torce.
Desenhar o time de futebol que você torce.

Desenvolver: Músicas, Oração, Cartaz do tempo, Contação de história dentro do contexto da aula, contagem e apresentação dos numerais, ou letras para leitura, atividade de Artes em grupo. .
APOSTILA:
Visto do professor _______________

















DATA: ___________________________ Nº 05
Escolher uma aula de linha e escrever nas linhas abaixo o número da página e o nome do livro que utilizou, ou descrever a aula de linha.
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


Receber as com roupas grandes e pequenas, chapéus, sapatos para que tentem vestir-se e desvestir-se.

ATIVIDADE EM GRUPO
Vestir uma gravura de uma criança semi nua fazendo colagem de retalhos de tecidos

APOSTILA


Visto do professor _______________















DATA: ___________________________ Nº 06
Escolher uma aula de linha e escrever nas linhas abaixo o número da página e o nome do livro que utilizou, ou descrever a aula de linha.
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Receber as crianças com atividades de imitação.

Imitar tudo o que sue mestre mandar.
Seu mestre é o professor que deverá fazer mímicas de varredor, leitor, lavador, nadador, pintor, telefonista, jogador, etc.

ATIVIDADE EM GRUPO

Jogar montes de guache no papel rolo e deixar que pintem com os pés. Providenciar uma bacia com água para lavar os pés depois da atividade e uma toalha. Se não for possível fazer em sala faça na área ou no corredor do pátio.

APOSTILA

Colagem de jogadores de futebol ( fotos de jornal) n apostila


Visto do professor _______________









DATA: ___________________________ Nº 07
Escolher uma aula de linha e escrever nas linhas abaixo o número da página e o nome do livro que utilizou, ou descrever a aula de linha.
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


Receber as crianças na rodinha conversando animais.

Providenciar um animal para sala de aula; periquito, gatinho, filhote de cão, pintinho ou outro.

Quem tem animais em casa?
Qual é o animal que mais gostam?
O gato tem pelos ou tem penas?
A galinha tem pelos ou tem penas?

Quantos pés tem a galinha? E o gato? E o cavalo?

Com é o barulho que o gato faz? E o leão? E o pintinho, etc...

Deixar que toquem o animal

ATIVIDADE EM GRUPO
Fazer vários animais com argila. ( ver modelagem)
Visto do professor _______________








DATA: ___________________________ Nº08
Escolher uma aula de linha e escrever nas linhas abaixo o número da página e o nome do livro que utilizou, ou descrever a aula de linha.
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


Receber as crianças com vários livros de histórias para que folhem sob a supervisão do professor.
Conversar com a criança sobre o valor do livro, o cuidado que devemos Ter, explicar sobre alguns autores que escreveram os livros através da imaginação, outros já viram as coisas acontecerem e escreveram...

Escolher um dos livros e contar a história, se possível de alguma animal

ATIVIDADE EM GRUPO
Iniciar a confecção de um livro onde todas as crianças serão os autores, deixar que desenhem no papel sulfitão, ou no A3 para cada três crianças e relatem a história, escreva a história relatada por eles, atrás da folha.

APOSTILA.
Desenhe a história que você ouviu.

Visto do professor _______________











DATA: ___________________________ Nº09
Escolher uma aula de linha e escrever nas linhas abaixo o número da página e o nome do livro que utilizou, ou descrever a aula de linha.
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Desenvolver: Músicas, Oração, Cartaz do tempo, Contação de história dentro do contexto Receber as crianças com história no gravador.

Propor atividade de concentração, conversando sobre a importância do silêncio na hora de ouvir a história.
Colocar a história no gravador

ATIVIDADE EM GRUPO
Propor a atividade da Segunda página do livro de história.

APOSTILA

Desenhe a história que você ouviu, deixar que usem tinta guache e pincel.

Visto do professor _______________












DATA: ___________________________ Nº10
Escolher uma aula de linha e escrever nas linhas abaixo o número da página e o nome do livro que utilizou, ou descrever a aula de linha.
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


Receber as crianças com histórias contadas com fantoches.

ATIVIDADE EM GRUPO
Confecção da quarta página do livro

APOSTILA
Desenhe a história que você ouviu. Deixe que usem giz colorido molhado na água ou no leite.

Visto do professor _______________
















DATA: ___________________________ Nº11
Escolher uma aula de linha e escrever nas linhas abaixo o número da página e o nome do livro que utilizou, ou descrever a aula de linha.
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Desenvolver: Músicas, Oração, Cartaz do tempo, Contação de história dentro do contexto da aula, contagem e apresentação dos numerais, ou letras para leitura, atividade de Artes em grupo:
Receber as crianças com histórias contadas através de gravuras do professor.
Mostrar as gravuras e narrar a história

ATIVIDADE EM GRUPO
Confecção da terceira página do livro.

APOSTILA
Desenhe a história que você ouviu. Deixe que usem carvão para desenharem

Visto do professor _______________















DATA: ___________________________ Nº12
Escolher uma aula de linha e escrever nas linhas abaixo o número da página e o nome do livro que utilizou, ou descrever a aula de linha.
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Desenvolver: Músicas, Oração, Cartaz do tempo, Contação de história dentro do contexto da aula, contagem e apresentação dos numerais, ou letras para leitura, atividade de Artes em grupo:
Receber as crianças com histórias contadas com flanelógrafo

ATIVIDADE EM GRUPO
Confecção da quinta página do livro.

APOSTILA
Desenhe ao sua história. Deixe que usem pincel atômico.

Visto do professor _______________


















DATA: ___________________________ Nº13
Escolher uma aula de linha e escrever nas linhas abaixo o número da página e o nome do livro que utilizou, ou descrever a aula de linha.
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Desenvolver: Músicas, Oração, Cartaz do tempo, Contação de história dentro do contexto da aula, contagem e apresentação dos numerais, ou letras para leitura, atividade de Artes em grupo:
Receber as crianças com história contadas com objetos ( toquinhos são transformados em pessoas, bonecas também são pessoas, potes de iogurtes são transformados em casas e carros, prendedores são transformados em animais, etc.)

ATIVIDADE EM GRUPO
Confecção da Sexta página do livro

APOSTILA

Desenhe a sua história. Deixe que usem terra molhada . Dê potinhos com um pouco de barro para cada criança e deixe que desenhem ou pintem livremente.













DATA: ___________________________ Nº14
Escolher uma aula de linha e escrever nas linhas abaixo o número da página e o nome do livro que utilizou, ou descrever a aula de linha.
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Desenvolver: Músicas, Oração, Cartaz do tempo, Contação de história dentro do contexto da aula, contagem e apresentação dos numerais, ou letras para leitura, atividade de Artes em grupo:
Receber as crianças com histórias contadas com dramatização doas professoras.

ATIVIDADE EM GRUPO

Confecção da sétima página

APOSTILA
Desenhe a dramatização da história de hoje. Deixe que usem papel crepom molhado na água como se fosse pequenas brochas.


Visto do professor _______________














DATA: ___________________________ Nº15
Escolher uma aula de linha e escrever nas linhas abaixo o número da página e o nome do livro que utilizou, ou descrever a aula de linha.
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Desenvolver: Músicas, Oração, Cartaz do tempo, Contação de história dentro do contexto da aula, contagem e apresentação dos numerais, ou letras para leitura, atividade de Artes em grupo:
Receber as crianças com histórias e dramatizações improvisadas por eles com orientações do professor.

ATIVIDADE EM GRUPO

Confecção da oitava página.
Fazer uma capa e encontrar um lugar para expor este trabalho.

APOSTILA

Desenhe a sua história. Deixe que usem gizão de cera.

Visto do professor _______________












DATA: ___________________________ Nº16
Escolher uma aula de linha e escrever nas linhas abaixo o número da página e o nome do livro que utilizou, ou descrever a aula de linha.
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Desenvolver: Músicas, Oração, Cartaz do tempo, Contação de história dentro do contexto da aula, contagem e apresentação dos numerais, ou letras para leitura, atividade de Artes em grupo:

MEUS MOVIMENTOS


Receber as crianças com músicas no toca fitas e conduzi-los até o corredor de entrada da secretaria e estimulá-los a subir as escadas e descer a rampa várias vezes cantando.

ATIVIDADE EM GRUPO

Desenvolver atividades de modelagem com massinha de farinha ( ver receita em MODELAGEM)

APOSTILA

Colar uma gravura, ou uma bolinha de crepom, ou um pedaço de papel rasgado, em cada degrau da escada
Visto do professor _______________







DATA: ___________________________ Nº17
Receber as crianças com atividades de faz de conta:
Faz de conta que o meio da linha é uma piscina, vamos ..... ( deixar que respondam.
Faz de conta que a sal de aula é o céu, vamos ....... ( voar)
Faz de conta que as costas da tia..... é uma mesa , vamos ..... ( comer)
Faz de conta que o meio da linha é um pula,pula, vamos...... ( pular)
Faz de conta que o meio da linha é um gira gira, vamos ..... ( girar)
Faz de conta que a mesa é uma montanha, vamos ..... ( subir)
Faz de conta que em cima da mês é elevador, vamos.... ( descer) etc.

ATIVIDADE EM GRUPO

Conhecendo o vermelho
O professor distribuirá um pedaço de massinha vermelha a cada criança, perguntando em seguida a cor que ela tem. Fixando a cor vermelha, o professor estimulará a criança a procurar outras coisas vermelhas pela classe ( já preparada com muitas coisas vermelhas)
Iniciando o trabalho de modelagem, deverá estimular a criança da seguinte maneira:
Vamos fazer uma maçã?
Qual a cora da maçã?
Que mais podemos fazer com a massinha vermelha
Ö professor deverá sugerir que as crianças explorem o material como quiserem, porém frisando tudo o que é possível fazer com massinha vermelha.
APOSTILA

Vamos pintar a motoca de vermelho.

Visto do professor _______________









Escolher uma aula de linha e escrever nas linhas abaixo o número da página e o nome do livro que utilizou, ou descrever a aula de linha.
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Desenvolver: Músicas, Oração, Cartaz do tempo, Contação de história dentro do contexto da aula, contagem e apresentação dos numerais, ou letras para leitura, atividade de Artes em grupo: Contar um história de livre escolha. Escreva qual foi a históira contada.
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Receber as crianças com corda para brincarem de cobrinha, passar por baixo, pular, etc.

ATIVIDADE EM GRUPO
Colagem de canudinhos de refrigerante livremente. Motivar as crianças contando uma história para que elas reproduzem a casa da história, ou a cerca, ou o chão, usando os canudos e a cola.

APOSTILA

Cole a corda que usamos para brincar e desenhe você e seus amigos.



Visto do professor _______________







DATA: ___________________________ A CIDADE Nº19
Escolher uma aula de linha e escrever nas linhas abaixo o número da página e o nome do livro que utilizou, ou descrever a aula de linha.
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Desenvolver: Músicas, Oração, Cartaz do tempo, Contação de história dentro do contexto da aula, contagem e apresentação dos numerais, ou letras para leitura, atividade de Artes em grupo:
Receber as crianças com carrinhos de puxar e empurrar e deixar que brinquem por um tempo com um fundo musical

RODINHA
Conversar sobre a cidade. O nome da cidade. O símbolo da cidade ( o sol)
O Hino da cidade. Etc.
ATIVIDADE EM GRUPO
Na conversa sobre o sol, ressaltar a cor amarela.
Distribuir tinta guache amarela e deixar que pintem livremente.

APOSTILA

Araraquara é a morada do sol.
Pinte o sol usando tinta amarela.

Visto do professor _______________










DATA: ___________________________ Nº20
Escolher uma aula de linha e escrever nas linhas abaixo o número da página e o nome do livro que utilizou, ou descrever a aula de linha.
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Desenvolver: Músicas, Oração, Cartaz do tempo, Contação de história dentro do contexto da aula, contagem e apresentação dos numerais, ou letras para leitura, atividade de Artes em grupo:
Receber as crianças com vários tamanhos de bolas.

Fazer os enfeites do aniversário da cidade juntamente com as crianças.

Tirar fotos individuais.

APOSTILA
Escrever os anos do aniversário da cidade em cima do bolo.
Enfeitar o bolo de aniversário da cidade.

Visto do professor _______________















SEMANA DA PÁTRIA
PRIMEIRO DIA


Receber as crianças com bexigas verde e amarelo e brincar de estourá-las.

RODINHA
Conversar sobre a Semana da Pátria e introduzir o tema: D. Pedro I
Cantar: Liberdade! Liberdade! Abre as asas sobre nós...

Passear até o Museu e mostrar a tela do grito da Independência.

Conversar sobre D.Pedro I
Contando que havia outros povos que mandavam no Brasil e o tornavam dependente de outros países, até que D. Pedro I deu grito de Independência e libertou o Brasil.
Hoje o Brasil é um país livre.
Explorar o tema LIBERDADE
Amarrar as mãos de todos com papel crepom explicando que depois do grito todos quebrarão as amarras.
O professor grita "Liberdade!"
"Todos rasgam as amarras"
Coloque um Hino da Pátria: "Liberdade! Liberdade! Abre as asas sobre nós..."

Grito de todos juntos: "SOMOS LIVRES!"

Apostila
ATENÇÃO: todos os dias da semana da Pátria, as crianças deverão sair enfeitadas de verde e amarelo

RECREAÇÃO

LEMBRANCINHA


SAÍDA
Anotações do professor:
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________





























SEGUNDO DIA

Receber as crianças com a classe toda enfeitada de verde e amarelo e músicas: Hino Nacional, Salve Lindo pendão da Esperança, Já podeis da Pátria filhos, etc.

RODINHA
Explorar o tema da Semana com conversas: Quem sabe o que é Pátria?
Lembrar a Festa dos Estados
Forrar o chão da sala com o mapa do Brasil e pedir que cada criança entre em um determinado Estado.
Brincar: Ao sinal do professor todos devem estar em Brasília, junto com presidente; ao próximo sinal, todos para o Rio de Janeiro.

Oração: Agradecer a Deus pela nossa Pátria.

Cantar o hino Nacional em posição de reverência.

RECREAÇÃO

LEMBRANCINHA


SAÍDA
Anotações do professor:
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________




Terceiro dia
Receber as crianças com bandeirinhas

RODINHA: Explicar sobre a Bandeira que é o símbolo da nossa Pátria, perguntar quem já viu a nossa
Bandeira. Lembrar da Festa dos Estados, explicar as cores da Bandeira e iniciar a confecção de uma grande Bandeira feita por todos. O professor desenha a Bandeira e deixa que as crianças colem papéis verdes picados ou folhas de árvores, papéis amarelos ou milho, papéis azuis ou brocal, 27 estrelas, explicando que cada estrela representa um Estado brasileiro.

Enquanto confeccionam a Bandeira deve estar tocando o Hino da Bandeira: "Salve Lindo pendão da esperança"

Cada criança receberá uma bandeirinha de lembrança

APOSTILA

RECREAÇÃO

LEMBRANCINHA


SAÍDA
Anotações do professor:
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________




Centro de Recreação e Arte "Jóias Raras"_____________________________________________________
TERCEIRA SEMANA

Plano de Aula: Aniversário do
Centro de Recreação e Artes
"Jóias Raras"

Data do aniversário: 17 SE SETEMBRO
1º Dia

Preparar as mesas e receber as crianças com brinquedos pedagógicos.
Rodinha: atividades de rotina
- conversar sobre o aniversário do C.R.A. "Jóias Raras".(1 ano)
Linguagem:
Cantar o hino Da Escola

"Sou uma jóia rara"

Sou uma jóia rara
E por isso estou aqui
Essa escola brilha muito
Quando eu estou aqui

Brilha a Safira, o Diamante e o Rubi
Brilha a Pérola, a Esmeralda
Brilha o Ônix aqui.

Sou uma jóia rara
E por isso estou aqui
Esta escola brilha muito
Quando eu e Jesus estamos aqui.

Sou uma jóia rara e
A Jesus dou glórias mil
Esta escola está gerando
Jóias Raras em todo Brasil!!!

- Contar a História das Jóias Raras.
A história das Jóias Raras!

Era uma vez uma mulher que se chamava Preciosa e era casada com o seu Ourives. Eles se amavam muito e tiveram vários filhos.
Quando nasceu o primeiro filho seus pais viram que era muito bonito e brilhava muito, então puseram o nome de Brilhante.
No outro ano nasceu a sua irmãzinha que recebeu o nome de Ametista.
Os dois brincavam juntos e eram felizes, até que nasceu o terceiro irmãozinho.
Seu Ourives gostou muito do terceiro filho, ele era lindo e amarelinho, por isso colocou o nome de Ouro.
Ouro cresceu um pouquinho e já podia brincar com o irmão mais velho Brilhante e sua irmã Ametista.
Ouro sempre derrubava a casinha que Ametista montava e seu irmão Brilhante ficava bravo com ele, ensinando-o a respeitar a sua irmã, até que, um belo dia, ele aprendeu brincar em unidade com seus irmãos.
Quando pensavam que iriam sempre brincar somente entre eles, nasceu mais um irmãozinho que se chamou Diamante.
Diamante era muito precioso e logo que aprendeu a andar, começou a brincar com seus irmãos demonstrando muita alegria.
Agora já eram em quatro irmãozinhos, vamos contar: Brilhante, Ametista, Ouro e Diamante.
Um dia sua mãe, Dona Preciosa, levou os seus filhos para passear no parque. Diamante gostou muito de brincar no escorregador, Ouro construiu vários castelos de areia e Ametista brincou na gangorra junto com Brilhante.
Quando chegaram em casa, Ouro correu contar para seu pai, Seu Ourives, sobre o dia maravilhoso que passaram no play graud do parque. Seu Ourives sempre aproveitava a oportunidade para ensinar a seus filhos sobre tudo a respeito do mundo em que viviam, e as Jóias prestavam muita atenção, pois queriam aprender.

Numa bela manhã chegou a notícia do nascimento de mais quatro irmãozinhos que tinham os nomes: Ônix, Rubi, Safira e Esmeralda.
Ônix nasceu rochinho, Rubi era muito vermelhinho, a Safira então era valorosa e azul, e, a Esmeralda era uma preciosidade, toda verdinha.
Oito irmãozinhos que brincavam com muita alegria. Seu Ourives gostava de ver seus filhos brilharem, então colocava uma luz na frente deles e eles refletiam grande esplendor.
Todos os filhos de Seu Ourives e Dona Preciosa eram muito sábios, pois aprendiam todas as coisas que seu pai lhes ensinava.
Um dia Dona Preciosa pensou: “Muitas outras crianças poderiam ser ensinadas pelo Ourives, e nossos filhos como Jóias Preciosas poderiam ajudá-lo.” Foi quando pensou e disse a todos:
_ Tenho uma grande idéia!
Seu Ourives sorriu e esperou que ela dissesse como quem já soubesse, mas as crianças ficaram ansiosas e começaram a gritar:
- Qual é? Diga-nos! Queremos saber!
Dona Preciosa disse:
- Fiquem quietos e escutem: Ourives é muito Sábio e tem
ensinado a vocês muitas coisas, ele tem dado sabedoria a todos nós. Então pensei que podíamos abrir uma escola para que outra crianças pudessem ser ensinadas pelo Ourives.
As crianças gritaram:
- Sensacional!
- O que acha Ourives? Perguntou Dona Preciosa.
- Creio que será um sucesso se seguirem os meus ensinamentos. Disse Seu Ourives.
- Claro que seguiremos, pois há muita sabedoria neles. Só que tem uma coisa. Disse Dona Preciosa, preocupada.
Todos ficaram pensativos e perguntaram:
- O que é?
Dona Preciosa respondeu:
- Temos que enviar Brilhante, Ametista e Ouro
para estudarem fora. Na cidade Certeza tem uma ótima escola para idade deles e em breve poderão retornar e estudarem conosco na
Escola das Jóias.
Todos ficaram tristes, mas sabiam que logo iria
chegar o tempo deles voltarem. E assim aconteceu.
Os três filhos mais velhos foram enviados para
cidade Certeza e os outros já estavam prontos para o grande empreendimento do seu Ourives.
Encontraram uma casa, preparam tudo e seu Ourives disse a todos:
- Vocês já estão prontos, guardaram os meus ensinamentos,
agora cada um de vocês vai ensinar numa classe: A Esmeralda vai ensinar no Maternal III, a Safiira vai ensinar no Maternal I e II, o Rubi no Jardim I, o Ônix no Jardim II e o Diamante no Pré.
- Os filhos de seu Ourives faziam tudo com alegria e
dedicação, e a escola, a cada dia, se tornava uma grande festa.
Um dia todos estavam na escola quando Dona Preciosa trouxe
mais uma filha e professora, pois já podia ensinar, era Pérola, sua filha mais nova.
Pérola tinha um lindo sorriso e era muito mansa e por isso
ficou no Berçário cuidando com muito amor de todos os bebês da escola, e cantava a linda canção de ninar:

“São sementinhas que ainda mamam,
destes cuida o Senhor.
Não são pestinhas, são Jóias Raras
Nas mãos do meu Senhor.
Pais não maltratem minha herança
E os anjos se alegrarão”

Cantar:
Parabéns nesta data
De grande alegria
Seja por muitos anos
Festejado este dia.

Eu estou nesta escola
Aprendendo a amar
Amizades e carinho
Encontrei neste lugar.
(Melodia: Parabéns a você)

- Mostrar o símbolo da escola;
- Identificar as cores;
- Mostrar a bandeira( se tiver)

APOSTILA
- Enfeitar o símbolo da escola.

RECREAÇÃO

LEMBRANCINHA


SAÍDA
Anotações do professor:
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________










2º Dia

Receber as crianças com massinha.
- Mostrar o símbolo da escola;
- Identificar as cores;
- Contar as histórias: O gato comeu
ATIVIDADES PREPARATÓRIAS
Conduzir a conversa, apresentando questões estimuladoras.
- Hoje a história é de um homem e um bichinho.
- Vamos ver quem adivinha qual é o bichinho que vai ser o primeiro a aparecer na história.
Dar pistas:
- Ele gosta de carne e toucinho, tem o corpo peludo, quatro patas, corre atrás de ratos e faz miau...miau. Isso mesmo, é um gato!
- Agora vamos ouvir a história para saber quais são os outros personagens.


Um homem guardou um pedaço de toucinho.
Veio o gato e comeu o toucinho.
Então o homem disse:
- Cadê o toucinho que estava aqui?
- O gato comeu.
- Cadê o gato?
- Foi pro mato.
- Cadê o mato?
- O fogo queimou.
- Cadê o fogo?
- A água apagou.
- Cadê a água?
- Os bichos beberam.
- Cadê os bichos?
- Voltaram pro mato.
- Mas o fogo não queimou o mato?
- O mato cresceu de novo.
Então o homem disse:
- Vou procurar os bichos que voltaram pro mato onde está o gato que comeu o toucinho que estava aqui.
Não achou o toucinho, nem o gato, nem o mato.
Só encontrou um filhote de elefante desgarrado, uma borboleta avoada, um pássaro cantador e uma tartaruga sem pressa.
O homem falou:
- Filhote, quer procurar o gato que comeu o toucinho que estava aqui?
- Quero, mas só depois que eu achar a minha mãe.
- Borboleta, quer procurar o gato que comeu toucinho que estava aqui?
- Quero, mas só depois que eu achar a minha flor.
- Pássaro, quer procurar o gato que comeu o toucinho que estava aqui?
- Quero, mas só depois que eu achar a árvore onde está o meu ninho.
- Tartaruga, quer procurar o gato que comeu o toucinho que estava aqui?
- Quero, mas só depois que eu achar minha fruta.
Como o homem não tinha nenhuma vontade de esperar que os bichos se decidissem a ajudá-lo, voltou para casa.
Encontrou o gato em cima do telhado.
- Gato, cadê o toucinho que estava aqui?
O gato não respondeu.
Deu um pulo,
entrou por uma porta,
saiu por outra e
fugiu pro mato.
E agora?...Agora é outra história.






- Explicar vocabulário.


Hora da conversa.É interessante encaminhar questões, relembrando a história, num diálogo entre professor e alunos.
Prof.- Cadê o toucinho que estava aqui?
Alunos- O gato comeu.
Prof.- Cadê o gato?

Alunos- Foi pro mato...

E assim por diante.

Propor outras perguntas:
- Será que o filhote achou a mamãe?
a borboleta achou a flor?
o pássaro achou a árvore e o ninho?
a tartaruga achou a fruta?
- E o gato, o que será que aconteceu quando ele entrou por uma porta e saiu por outra e fugiu pro mato?
Vamos continuar a história?


APOSTILA
- A minha casa é o meu lar.
- E na escola vou estudar.
- Já me aprontei.
- O lanche peguei.
- Pra escola querida, vou caminhar


(Pedir fotos dos pais quando estavam na escola--guardar p/ o 4º dia)

LANCHE

RECREAÇÃO
JOGO- Chicotinho queimado. Esconder um objeto. As crianças saem para procurá-lo seguindo as pistas: "está quente" quando se aproximam do esconderijo; "está frio" quando se afastam.
RECREAÇÃO

LEMBRANCINHA


SAÍDA
Anotações do professor:
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________












3º Dia

Fazer chapéus de aniversário ou viseiras relacionadas ao aniversário.
- Receber as crianças com tijolinhos de construção;
- Cantar o hino da escola;
- Cantar o parabéns da escola.

ATIVIDADES PREPARATÓRIAS:
 Retomando a história.
- Vocês se lembram da borboleta da história?
- Será que ela ajudou o homem a procurar o gato e o toucinho? Por quê?
 Movimento
Usar atividades onde as distâncias vão diminuindo, ficando cada vez menores. Usar tiras de papel no chão (vivenciando as situações da história), (ou fita crepe / giz).

LANCHE

ATIVIDADES RELACIONADAS:
 Recreação- Jogo: Lá vem o toucinho.
Dispõem se as crianças em círculo. No centro fica o "gato" segurando uma das pontas de uma corda, em cuja extremidade se amarrou um saquinho de areia, o "toucinho".
O jogador do meio, o "gato", inicia dizendo: "Lá vem o toucinho", fazendo girar a corda rasteiramente junto aos pés dos participantes. Estes deverão saltar no mesmo lugar, não deixando que o "toucinho" os toque.
Sai do jogo aquele que for tocado.(quem sair será convidado a ajudar a professora a observar quem foi tocado).
 Hora da conversa- Jogo: Voa ou não voa? (raciocínio verbal).
Encaminhar a brincadeira com uma pergunta:
- Pássaro voa?
As crianças devem responder rapidamente "voa" ou "não voa".
Apresentar outras perguntas:
- Borboleta voa? Elefante voa? Jacaré voa?
 Artes (expressão plástica)- Fantoches de vareta.
Montar fantoches de varetas usando desenhos, dobraduras e ou sanfonados (feitos pelos alunos).

RECREAÇÃO

SAÍDA
Anotações do professor:
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________








4º Dia

- Atividades de rotina com as músicas da semana;
- Retomar a história.

ATIVIDADES PREPARATÓRIAS:
 Retomando a história.
- Vocês lembram o que aconteceu quando o homem encontrou o pássaro?
- O que o passarinho deve fazer para encontrar seu ninho?
 Movimento
Continuar a seqüência das atividades propostas para se perceber a variação das distâncias:
- A árvore vai ficando cada vez mais longe do passarinho.(mostrar o desenho)
Explorar a situação, conduzindo questões tais como:
- Será que o primeiro passarinho vai voar mais ou menos que o segundo ou o terceiro? Por quê?
Vivenciar situações, onde o aluno possa andar ou movimentar objetos nas mesmas circunstâncias.

 Hora da conversa- Jogo: Pistas (raciocínio verbal).
Apresentar as características de um animal, dizendo:
- Perdi meu bichinho: tem quatro patas, casco e anda devagar (tartaruga).
- Perdi meu bichinho: ele é verde, tem bico, tem pena e fala assim: currupaco,papaco...
- Perdi meu bichinho: tem pêlo, quatro patas, bigodes e gosta de correr atrás de ratos...



 Artes (expressão plástica)- Confecção de bichinhos de isopor.
Material: caixa de ovos de isopor, papelão, cascas de ovos trituradas.
Técnicas: colar o material na parte recortada (cartolina) que forma o dorso, pintando-o no final.




 Mandar convite para os pais virem buscar mais cedo e comer do bolo do aniversário.

RECREAÇÃO

LEMBRANCINHA


SAÍDA
Anotações do professor:
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________





5º Dia
- Rodízio de jogos nas mesas;
- Cantar o hino da escola;
- Cantar o parabéns da escola;-(bater palmas de maneiras diferentes para que as crianças façam igual. No comando das palmas, as crianças deverão;
- pular;
- assentar;
- levantar;
- rodopiar;
- deitar,etc...
- Apresentar as fotos trazidas pelas crianças e fazer comentários, com relação ao tempo passado, a juventude e a velhice.

Retomando a história
ATIVIDADES PREPARATÓRIAS:
- Quando o homem chegou ao mato, ele encontrou um filhote. Sabe que filhote era esse?
(mostrar uma ilustração de elefante)
- O que o filhote de elefante (ou elefantinho) procurava? Como podemos ajudá-lo?
 Movimento
1. Explorar atividades observando movimentos direcionais e distâncias entre pontos determinados (andar da mesa até o quadro, da porta até a janela- na sala)
2. Com tiras de papel ou cordões da mesmo tamanho, fazer caminhos paralelos.
Passar carrinhos pelos caminhos, verificando que as distâncias são as mesmas (no pátio).
ATIVIDADES RELACIONADAS:
 Hora da conversa:
- Quem já viu um elefante? Onde? Como ele é? Você gostaria de ganhar um elefante? Por quê?
 Colorir o desenho do elefante e do carro (já recortados).
Usá-los movimentando-os através dos caminhos construídos na sala

Obs:Para a festa os pais podem ser convidados para participarem 30 minutos antes da saída.

 Preparação para a festa:
- Cantar o hino da escola;
- Cantar o parabéns da escola;
- Cortar o bolo;
- Entregar os chapéus de aniversário com o nome da escola;
- Entregar as lembrancinhas.

RECREAÇÃO

LEMBRANCINHA


SAÍDA
Anotações do professor:
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário