Total de visualizações de página

À TODOS QUE PERMANECEM PRA SEMPRE JÓIAS RARAS

ESTE BLOG PERTENCE À TODOS AQUELES QUE ESTIVERAM EM NOSSA ESCOLA COMO PROFESSOR, FUNCIONÁRIO, ALUNO, PAI, AMIGOS...

DEIXEM SEU COMENTÁRIO E CONTRIBUAM COM FOTOS, FILMES...

Páginas

Pesquisar este blog

domingo, 2 de maio de 2010

ESMERALDA - PLANEJAMENTO - 3 ANOS

O professor deverá começar o bimestre com o tema TUDO TEM NOME.
Antes de iniciar o professor deve trabalhar com histórias, cantigas e brincadeiras explorando o nome de animais, objetos, pessoas, cidades, carros, etc.
Contar sobre a Criação de Deus e mostrar como Deus deu autoridade a Adão para governar todas as coisas e colocar nome nos animais. Brinque com as crianças perguntando se elas gostariam que o elefante se chamasse formiga e a formiga se chamasse elefante e assim por diante. Brinque com histórias com absurdos.
Escolha uma aula de linha e escreva-a nas linhas abaixo, ou somente numere a página, o livro e o número da atividade que utilizou.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Escreva a história que contou e quais músicas foram cantadas:
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Na abertura entregue giz colorido para as crianças pintarem a página.
Faça no computador, ou num papel colorido a escrita dos nomes de todas as crianças, recorte em forma de fichas e entregue para cada criança uma coleção com todas as fichas dos nomes de todas as crianças. Não se esqueça que a letra utilizada deve ser maiúscula e forma.
A criança deverá colar um nome de cada vez, todas deverão colar o mesmo nome e desenharem o aluno, depois passará para o segundo e assim até terminar, procure explorar as características das crianças que estão sendo desenhadas e evite que os colegas façam piadinhas da criança para que ela não se sinta menosprezada, mas desperte nas crianças a qualidade de cada uma realçando as características positivas.

APOSTILA VAMOS COLAR O NOME DE CADA UM E DESENHAR TODOS






































Escolha uma aula de linha e escreva-a nas linhas abaixo, ou somente numere a página, o livro e o número da atividade que utilizou.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Escreva a história que contou e quais músicas foram cantadas:
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________SEGUNDA ATIVIDADE:
Trabalhar as características da borboleta, conversar sobre a metamorfose, como ela, de uma lagarta, se transforma em uma linda borboleta, procure trazer para sala de aula uma borboleta viva ou morta, ou gravuras de borboletas. Trabalhe as diversas cores existentes em uma borboleta. Como Deus criou tudo muito lindo e colorido. A alimentação da borboleta, o porque elas pousam nas flores, etc. Depois faça com elas uma dobradura de uma borboleta e cole na apostila. A história deverá ser criada pelo grupo, sendo assim o professor deverá ter um papel grande na sala pregado na parede e escrever a história que será narrada pelas crianças. Para facilitar o professor poderá iniciar: Era uma vez uma lagarta que vivia triste.... Quando as crianças não conseguirem fazer as frases o professor poderá ajudar, completando algumas frases, iniciando outras, explicando para as crianças que a história deve ter começo, meio e fim. Depois do texto pronto o professor deverá ler para todos, juntamente com as crianças. O texto devera ficar exposto na sala durante a semana e sempre que possível a leitura deve se repetir.

APOSTILA: VOU DESCOBRIR O NOME DE ALGUNS ANIMAIS.




Escolha uma aula de linha e escreva-a nas linhas abaixo, ou somente numere a página, o livro e o número da atividade que utilizou.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Escreva a história que contou e quais músicas foram cantadas:
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


3º atividade.
APOSTILA: VOU FAZER A DOBRADURA DE UMA LINDA BOBRBOLETA, COLAR NA MINHA APOSTILA E DEPOIS CRIAR UMA HITÓRIA.
O professor deverá cantar várias vezes a música “Borboletinha” e deixar que as crianças descubram qual o outro animal que aparece na música. Depois o professor deverá trabalhar as características do pica-pau. Alimentação, reprodução, calssificaçãono reino animal, etc.
O professor deverá levar gravuras de pica-pau para que as crianças relacione o nome com o animal. A figura poderá ser colada num cartaz, juntamente com a gravura da borboleta e o texto escrito da música “Boroboletinha” e sempre que cantarem o professor deverá acompanhar com o dedo as letras da música, para que as crianças relacionem as letras com o qaue estão cantando.








Escolha uma aula de linha e escreva-a nas linhas abaixo, ou somente numere a página, o livro e o número da atividade que utilizou.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Escreva a história que contou e quais músicas foram cantadas:
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


4º, 5º, 6º, 7º atividades.
As atividades a seguir são de colagem de rótulos de diversos produtos, O professor deverá explorar os produtos quando for produto alimentício, deverá levantar questões de alimentos que fazem bem a saúde e alimentos que prejudicam a saúde. A existência de conservantes. A matéria prima que é usada para produção daquele produto, como aquele produto chega até nós, quem são as pessoas que trabalharam para que aquele produto chegasse até nós, se possível providenciar filmes gravuras ou passeios ao local de produção do produto, as diferentes marcas do mesmo produto, as letras existentes nos rótulos, as formas diferentes de escrita. Fazer um cartaz e colar vários rótulos e ler diariamente com as crianças, etc.
Escreva as atividades que foram desenvolvidas dentro das sugestões acima.
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
apostila: VOU CANTAR JUNTO COM MEUS COLEGAS A MÚSICVA “BORBOLETINHA”E DESENHAR O OUTRO ANIMA QUE APARECE NA MÚSICA.
. VOU COLAR RÓTULOS COM NOMES DE REFRIGERANTES
.VOU COLAR RÓTULOS COM NOMES DE GELATINAS
. VOU COLAR RÓTULOS COM NOMES DE SABONETES.
. VOU COLAR RÓTULOS DE IOGURTES E ESCREVER QUANTOS RÓTULOS EU COLEI.





Escolha uma aula de linha e escreva-a nas linhas abaixo, ou somente numere a página, o livro e o número da atividade que utilizou.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Escreva a história que contou e quais músicas foram cantadas:
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


8º atividade
explorar a matéria prima usada para fazer o iogurte ( leite, coalho, frutas, açúcar, etc) Explora como acontece a produção do açúcar, como são plantadas e colhidas as frutas, como o leite é retirado da vaca e embalado, etc. Separer rótulos de açúcar, gravuras de frutas,, rótulos de caixas de leite, e colar em todas as apostilas.
APOSTILA: VOU COLAR GRAVURAS DOS PRODUTOS USADOS PARA FAZER O IOGURTE.









Escolha uma aula de linha e escreva-a nas linhas abaixo, ou somente numere a página, o livro e o número da atividade que utilizou.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Escreva a história que contou e quais músicas foram cantadas:
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


9º atividade
Procurar uma receita de iogurte caseiro digitar no computador e colar em todas as apostilas, Explorar a diferença do texto de receita, se seguirmos corretamente a receita o iogurte ficará bom se não lermos corretamente e não segirmos as medidas pedias o iogurte poderá ficar sem açúcar, sem sabor de frita. Para isso existe a receita que dá as medidas corretas.
Mostrar exemplos de livros de receitas.
Pedir de tarefa uma recita predileta da mamãe. No dia seguinte ler as receitas para as crianças e deixar que escolham uma receita para ser fieta em sala de aula. Se possível elaborar um mini livro de receita para que todos levem para casa com as receitas de todas as crianças.
APOSTILA: VOU COLAR A RECEITA DE IOGURTE CASEIRO QUE FIZEMOS NA SALA DE AULA.





Escolha uma aula de linha e escreva-a nas linhas abaixo, ou somente numere a página, o livro e o número da atividade que utilizou.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Escreva a história que contou e quais músicas foram cantadas:
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


10º atividade Explicar para as crianças que os rótulos dos produtos possuem marcas diferentes. Providenciar vários rótulos de muitos produtos e pedir para as crianças procurarem rótulos que possuem a marca NESTLË. Mostra antes e colar um produto com a marca em um lugar visível para que a criança tenha como referencial.
Explorar a fábrica NESTLÉ, explicar os tipos de produtos que são feitos, dizer que temos um dessas fábricas em nossa cidade. Explorar os produtos que fazem bem a saúde e os que não fazem. Quem consome os produtos, se possível pedir para que as crianças tragam um produto Nestlé para sala de aula para que todos possam provar. Trabalhar doce e salgado, quente e frio, pequeno e grande, cores, composição dos produtos, trabalhr inclusive as papinhas de bebê. Mostrar que é um alimento específico par bebê, que as crianças maiores precisam de mais proteínas e vitaminas e precisam de mais alimentos do que somente o leite e as papinhas, etc. Escrever como foi trabalhado esta aula e as atividades desenvolvidas.
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

APOSTILA: VOU COLAR RÓTULOS DE PRODUTOS QUE POSSUEM A MARCA NESTLÉ





























Escolha uma aula de linha e escreva-a nas linhas abaixo, ou somente numere a página, o livro e o número da atividade que utilizou.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Escreva a história que contou e quais músicas foram cantadas:
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________



11º atividade: Trabalhar o nome de cada criança, as letras, o significado de cada nome, procurar na Biblioteca Municipal o livro “Que nome darei a meu filho?” e descobri o significado de cada nome. Trabalhar as características de cada um falando que cada um deverá desenhar seu auto retrato, entregar um espelho para que reparem bem nas características, a cor dos olhos, dos cabelos, da roupa, etc.
APOSTILA: AGORA É HORA DE ESCREVER O MEU NOME E DESENHAR O MEU RETRATO.









Escolha uma aula de linha e escreva-a nas linhas abaixo, ou somente numere a página, o livro e o número da atividade que utilizou.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Escreva a história que contou e quais músicas foram cantadas:
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


12º atividae: Trabalhar o nome de cada um mostrando a primeira letra de cada nome e relacionando o que mais começa com a letra do nome de cada criança, realizar a colagem na apostila e trabalhinhos de artes em que as crianças levem o nome colado em crachá para casa destacando a primeira letra. Todos os dias as crianças poderão sair com lembrancinhas em que as letras do nome são trabalhados. Primeiro a primeira letra e sucessivamente relacionando a letra do nome das crianças com objetos, animais, cidades, etc.
APOSTILA: VOU DESCOBRIR E COLAR AQUI, GRAVURAS DE MAIS COISAS CUJO NOME COMECE COM A MESMA LETRA DO MEU NOME









INTRODUÇÃO DO TEMA: TUDO TEM A HORA CERTA.
Escolha uma aula de linha e escreva-a nas linhas abaixo, ou somente numere a página, o livro e o número da atividade que utilizou.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Escreva a história que contou e quais músicas foram cantadas:
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


13º ,14º, 15º, 16º, 17º, 18º, 19º, 20º, 21º, 22º atividade:
TUDO TEM A HORA CERTA Pedir para as crianças colorirem a página de abertura.
Trabalhar com as crianças durante toda a semana o tempo de diferentes formas, com brincadeiras, com textos, com músicas, com histórias, etc. Produzir um relógio juntamente com as crianças, um para cada uma com garrafas de refrigerante ( ampulheta) E contar a história do relógio, construir um relógio do sol no pátio e mostrar como era contada as horas do dia no passado. Depois mostrar o relógio com ponteiros explicando com são maracasa as horas. No último dia cada criança poderá sir com um relógio de pulso de cartolina marcando a hora de ir embora.
APOSTILA: HORA DE LEVANTAR. VOU DESENHAR O QUE FAÇO LOGO DEPOIS QUE LEVANTO. TOMANOD LEITE. ESCOVANDO OS DENTES. TROCANDO DE ROUPA
.HORA DE BRINCAR. VOU IMAGINAR QUE VOU PASSEAR DE BICICLETA E DESENHAR
.VOU DESENHAR MEU BRINQUEDO PREFERIDO.
.VOU PESQUISAR E COLAR AS DIFERENTES MARCAS DE BRINQUEDOS DEPOIS REGISTRAR QUANTAS MARCAS ENCONTREI.
. HORA DE ESTUDAR. VOU DESENHAR A MINHA ESCOLA, MEUS COLEGAS E MINHA PROFESSORA.
. HORA DE DORMIR. VOU DESENHAR A HORA DO MEU SONINHO.
. HORA DE LANCHAR
VOU COLAR OS RÓTULOS DOS ALIMENTOS QUE TROUXE PARA O MEU LANCHINHO.
. HORA DE TOMAR BANHO. VOU DESENHAR O MEU BANHO E COLAR O RÓTULO DO SABONETE QUE USEI.
. HORA DE IR PARA CASA. VOU DESENHAR A MINHA MÀE E EU INDO PARA MINHA CASA.
. HORA DE DESENHAR.


































INTRODUZIR O TEMA: CHEIO/VAZIO MUITO/POUCO
Escolha uma aula de linha e escreva-a nas linhas abaixo, ou somente numere a página, o livro e o número da atividade que utilizou.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Escreva a história que contou e quais músicas foram cantadas:
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


23º atividade: CHEIO/ VAZIO
MUITO/POUCO

Brincar com as crianças de imaginação e no meio da brincadeira pedir para que imaginem que todos foram ao cabeleireiro cortar o cabelo bem curto.Explora os conceitos de muto cabelo, poucocabelo, cabelo comprido, cabelo curto, careca, peruca, cabelo de boneca. Fazer uma boneca de jornal e colar muito cabelo de lã. Depois da brincadeira o professor pegará um tesoura e começará cortar o cabelo da bonca e cada criança poderá cortar um pouco do cabelo até que a boneca fique com o caelo bem curto. Explicar que somente o profissional pode fazer este serviço, que não pdoemos usar tesoura para cortar o nosso cabelo ou do nosso colega, nem de nossa boneca para não estragar mmos, mas podemos ir ao barbeiro ou ao cabeleireiro para cortar o cabelo. Explorar a profissão do cabeleireiro, se possível levar as crianças a um barbeiro para uma entrevista. O professor deverá entrar em contato com um barbeiro, preparar as crianças para a entrevista o que elas poderiam perguntar ou até mesmo pedir para um babeiro ou cabeleireiro visitar a escola para uma entrevista com os reportes da Esmeralda.
Sugestões para perguntas:
Qual o seu nome?
Onde você trabalha?
O que você faz?
O que você faz com o cabelo das pessoas que você corta?
Como chama o local do seu trabalho?
Quais são os intrumentos do seu trabalho.
O que mais você gosta de fazer?
Você gosta de sua profissão?
Você gosta de cortar cabelo de criança? Porque?
Porque tem crianças que choram para cortar o cabelo?

Copiar a entrevista no computador e colar no verso da atividade na apostila de todos os alunos.

Pedir para o profissional levar alguns intrumentos de trabalho para escola para mostrar para as crianças e se possível realizar um corte de cabelo em um professor ou uma escova em uma das meninas da sala de aula. Ou até mesmo pentear todos os cabelos das crianças, passando gel nos meninos e fzendo escovas ou penteados nas meninas.
Dizer que ele poderá colar seu cartão nas agendas das crianças

APOSTILA: IMAGINE QUE VOCÊ FOI AO CABELEIREIRO E CORTOU O CABELO, DESENHE COMO VOCÊ FICOU.
























Escolha uma aula de linha e escreva-a nas linhas abaixo, ou somente numere a página, o livro e o número da atividade que utilizou.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Escreva a história que contou e quais músicas foram cantadas:
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

24º, 25º,27º atividade Esta atividade pode ser desenvolvida com várias brincadeiras de cheio e vazio. Copo com água cheio e alguém bebe e o copo fica vazio. Uma bexiga cheia de ar e depois vazia. Uma panela cheia de pipoca e depois vazia. Uma caixa grande cheia de crianças e depois vazia. Brincar de encher potes de danone com papel picado, palitos ou outro material e ganhará quem acabar primeiro.

APOSTILA: ADIVINHE: O QUE VOCÊ TRÁZ PARA ESCOLA CHEIA E LEVA PARA CASA VAZIA?
DESENHE E PEÇA PARA SUA PROFESSORA ESCREVER..
VOU FAZER UM COPO DE PAPAEL E ENCHÊ-LO DE PAPALE PICADO.
DENTRO DO QUADRADO MENOR VOU ENCHER DE PALITOS







INTRODUÇÃO DO TEMA: CLARO/ ESCURO
Escolha uma aula de linha e escreva-a nas linhas abaixo, ou somente numere a página, o livro e o número da atividade que utilizou.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Escreva a história que contou e quais músicas foram cantadas:
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

27º. 28º, 29º, 30º Atividade: Desenvolver várias atividades de claro e escuro. Pagar as luzes e acender, deixar bem explicado que a falta de luz não significa o surgimento de monstrons, ou seja, promover uma desconcentração no escuro para os que possuem medo do escuro possam vencer. Ir para uma sal que possa ser fecheda e apagar a luz e acender uma vela, explicando sobre o claro de uma luzinha, depois acenderuma lanterna e depois acender a luz da sala, mas depois explicar que a luz natural ( osol) é a luz que foi criada por Deus e além de trazer claridade, também produz energia, calor, e não haveria vida na terra sem a existência do sol. Explicar que o sol é uma estrela que parece ser maior do que as outras porque está mais próxima da Terra.
Trabalhar o dia e a noite. O que podemos ver no céu durante o dia e durante a noite e reproduzir por meio de desenhos.
Explorar a criação da luz com a priemira coisa que Deus criou ao olhar para Terra. A criação da luz permitiru a criação da vida, das cores, da alegria de viver. Explicar que Jesus disse que Ele é a Luz do mundo, por isso devemos deixar que Ele reine em nós. Ele também disse que nós somos a luz do mundo. As pessoas devem olhar para nós e ver o próprio Jesus em nós.
APOSTILA: VOU FECHAR OS MEUS OLHOS E DESENHAR.
. VOU DESENHAR A NOITE.
. VOU DESENHAR O DIA.
.VOU DESCOBRIR O QUE DEUS CRIOU NO PRIMEIRO DIA PARA DEIXAR TUDO CLARO E DE[POIS DESENHAR










































Escolha uma aula de linha e escreva-a nas linhas abaixo, ou somente numere a página, o livro e o número da atividade que utilizou.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Escreva a história que contou e quais músicas foram cantadas:
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________



31º atividade:
Mostrar a gravura da Casa da galinha e deixar que as crianças explorem e representem por meio de desenhos e também por meio de uma criação de história em que o professor deverá escrever em um cartaz para que todos leiam,depois o professor deverá escrever a história no computador e tirar uma cópia para cada um para ser colada na apostila.

MINHA PROFESSORA MOSTROU0ME UMA GRAVURA SUPER LEGAL, VOU IMAGINAR UMA HISTÓRIA E DESENHAR.










Escolha uma aula de linha e escreva-a nas linhas abaixo, ou somente numere a página, o livro e o número da atividade que utilizou.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Escreva a história que contou e quais músicas foram cantadas:
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


32º atividade
Esta atividade o professor de orientar para que as crianças reconheçam o que pertence a gravura mostrada na aula anterior, que pode ser mostrada novamente para as crianças antes de dar a atividade depois deixar que elas reconheçma.

VOU PINTAR SOMENTE OS DESENHOS QUE APARECEM NA CENA DA GRAVURA.








Escolha uma aula de linha e escreva-a nas linhas abaixo, ou somente numere a página, o livro e o número da atividade que utilizou.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Escreva a história que contou e quais músicas foram cantadas:
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


33º Atividade
Esta atividade deve ser feita através da história já contada, o professor deverá recontar a história destacando o modelo da casa da dona galinha.
. VOU DESENHAR A CASA QUE A DONA GALINHA QUERIA.












Escolha uma aula de linha e escreva-a nas linhas abaixo, ou somente numere a página, o livro e o número da atividade que utilizou.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Escreva a história que contou e quais músicas foram cantadas:
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


34º atividade. O professor deverá trabalhar os conceitos de moradia, os diferentes tipos de habitat dos animais selvagens e domésticos e ressaltar que a galinha é um animal doméstico que geralmente vive num galinheiro, explorar as características do galinheiro, a existência de puleiro e não de camas, os ninhos para os pintinhos, etc. Depois o professor devera orientar a colagem dos palitos nos lugares certoS.
APOSTILA:. VOU COLAR OS PALITOS PARA FORMAR O GALINHEIRO.











INTRODUÇÃO DO TEMA: ALTO/ BAIXO
Escolha uma aula de linha e escreva-a nas linhas abaixo, ou somente numere a página, o livro e o número da atividade que utilizou.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Escreva a história que contou e quais músicas foram cantadas:
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


35º atividade:
Explorar os conceitos de alto e baixo. Casa e prédios, pessoas, animais, etc.
Explora os conceitos de pouco e muito: muito lápis, pouco lápis, muita cola, pouca cola, muito frio, pouco frio, muito calor, pouco calor, muito velho, muito novo, etc.
Levar a criança desenhar mais janelas para entrar mais vento.

APOSTILA: QUE PRÉDIO ALTO! VOU DESENHAR MAIS JANELAS.










Escolha uma aula de linha e escreva-a nas linhas abaixo, ou somente numere a página, o livro e o número da atividade que utilizou.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Escreva a história que contou e quais músicas foram cantadas:
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


36º, 37º, 38º atividade:
Explora as questões de morro, montanhas, montes, serras. Levar gravuras de todos os exemplos para que as crianças tenham um referencial para poderem desenhar um morro. Trabalhar as questões de grande e pequenos, baixo e alto, largo e estreito, etc.

APOSTILA: VOU DESENHAR UM MORRO PEQUENO AO LADO DA MONTANHA.

. a MINHA MÀE É MAIS ALTA DO QUE EU, VEJA O DESENHO.
. VOU COLAR UM BARABANTE QUE REPRESENTE A MINHA ALTURA.






Escolha uma aula de linha e escreva-a nas linhas abaixo, ou somente numere a página, o livro e o número da atividade que utilizou.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Escreva a história que contou e quais músicas foram cantadas:
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________



39º, 40º trabalhar os conceitos de quente e frio
Fazer um suco gelado e um chá quente e dar para que todos provem, fazer um mingau de maisena com água e maisena e anilina, quando estiver morno entregar para que as crianças pintem na apostila.
O planejamento pode ser escrito na frente e no verso desde que seja cheio de anotações de atividades extras desenvolvidas para que possamos juntos aperfeiçoar o desenvolvimento pedagógico de nossos alunos.
APOSTILA: VOU PINTAR SOMENTE O QUE É QUENTE.
VOU PINTAR COM MINGAU DE MAIZENA QUENTE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário