Total de visualizações de página

À TODOS QUE PERMANECEM PRA SEMPRE JÓIAS RARAS

ESTE BLOG PERTENCE À TODOS AQUELES QUE ESTIVERAM EM NOSSA ESCOLA COMO PROFESSOR, FUNCIONÁRIO, ALUNO, PAI, AMIGOS...

DEIXEM SEU COMENTÁRIO E CONTRIBUAM COM FOTOS, FILMES...

Páginas

Pesquisar este blog

sábado, 1 de maio de 2010

MANUAL DO ALUNO

Aluno________________________________________________
Curso _____________________________________________________
Ano letivo 2001


Administração Pedagógica
Susy Helenae
Administração Geral
Elaine

Papai e Mamãe!

As pedras preciosas em contato com a Luz revelam maior esplendor.
O nome da nossa Escola reflete o que cremos que esta geração é para Deus, e, é por ela que clamamos e nos empenhamos para sermos canais de um ensino eficaz, gerando um desenvolvimento saudável e feliz de cada jóia rara que nos foi confiada.
Agradecemos primeiramente a Deus por esta Escola e também a você papai e mamãe por demosntrar confiança em nosso trabalho. Levamos muito a sério o Educação Infantil a qual vem acompanhada de amor especial por cada criança.



CENTRO DE RECREAÇÃO E ARTES
JÓIAS RARAS

A SOLUÇÃO PARA QUEM LEVA EDUCAÇÃO INFANTIL A SÉRIO





OBJETIVOS:

Os objetivos descritos, entre outros, tem a finalidade de informar a vocês pais os alvos do nosso trabalho na Educação Infantil e são:

• Atender as famílias que necessitam de um lugar seguro e de confiança onde seus filhos possam desenvolver suas habilidades, potencialidades e brincarem com liberdade e espaço.
• Promover a socialização oferecendo atenção de pessoal especializado e preocupado no bem estar das crianças, ensinando com responsabilidade e qualidade metodológica;
• Proporcionar oportunidade de introduzir princípios morais e cristãos;
• Promover desenvolvimento integral da criança até seis anos de idade em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade.
• Desenvolver, na criança, o conhecimento ajustado de si mesmo e o sentimento de confiança em suas capacidades afetiva, física e cognitiva, para agir com perseverança na busca de conhecimento e desenvolver o espírito de cidadania.
• Levar a criança a compreender a cidadania como participação social e política, assim como exercícios de direitos e deveres políticos, civis e sociais, adotando no dia-a-dia, atitudes de solidariedade, cooperação e repúdio às injustiças, respeitando o outro e exigindo para si mesmo respeito.
• Levar a criança a conhecer e cuidar do próprio corpo, valorizando e adotando hábitos saudáveis como um dos aspectos básicos da qualidade de vida e agindo com responsabilidade em relação à saúde individual e à saúde coletiva;
• Promover um trabalho interdisciplinar visando desenvolver de forma criativa e interessante os temas e conteúdos previstos, incluindo uma parte diversificada ( Inglês, Artes plásticas e Cênicas), bem como a pré alfabetização ( Jardim I e II)
• Trabalhar valores com cooperação, respeito, autonomia, pesquisa, saúde, ética, pluralidade cultural, meio ambiente e temas locais e transversais;
• Levar a criança a perceber-se como integrante, dependente e agente transformador do ambiente, identificando seus elementos e as interações entre eles, contribuindo ativamente para a melhoria do meio ambiente;
• Promover o relacionamento escola/ família;
• Construir com a criança o conhecimento, estabelecer relações e conclusões;
• Construir progressivamente a noção de identidade nacional e pessoal e o sentimento de pertinência ao País;
• Integrar a criança na sua realidade para que esta possa compreendê-la e modificá-la;
• Utilizar o diálogo como forma de mediar conflitos e de tomar decisões coletivas;
• Compreender as diferenças sociais procurando desenvolver um posicionamento contra qualquer discriminação.
• Desenvolver a socialização e cultura que se darão por meio de atividades artísticas, jogos interativos, brincadeiras espontâneas e dirigidas, refeições coletivas, etc.
• Desenvolver a capacidade de aquisição de valores sociais e culturais, aquisição de novos conceitos com significados práticos, visando atendimento às necessidades físicas, biológicas, sociais intelectuais e emocionais de forma integrada;
• Desenvolvimento da linguagem para uma melhor comunicação conduzindo-a a aquisição de novos conceitos, com base em experiências vividas para que cada conceito adquira significado.
• Proporcionar atividades que desenvolvam a maturação das habilidades motoras, da capacidade artística, da capacidade cognitiva e emocional.





Proposta Pedagógica – 2001


O CENTRO DE RECREAÇÃO E ARTES JÓIAS RARAS tem oferecido um ensino de qualidade, pois se preocupa com uma Educação Infantil que acompanhe o momento atual que vivemos e o desenvolvimento integral do aluno. Queremos ver os frutos num tempo presente, em que os nossos alunos sintam-se com integrantes de uma sociedade que se transforma, mas que na realidade ele também é um agente transformador. Esta consciência de cidadania atuante começa dentro de cada um e se desenvolve na sala de aula, no convívio social e na relação escola/família.
O material pedagógico do Centro de Recreação e Artes é desenvolvido na criação de apostilas e outros materiais didáticos. São estabelecidos temas que norteiam as aulas, além, é claro, do projeto anual, que neste ano estaremos voltados para um contexto internacional – Ano Internacional dos Voluntários.
A avaliação e atualização das apostilas acontece no início do ano e é acompanhada durante o ano letivo pela Coordenação Pedagógica e o trabalho do professor.
Neste ano teremos uma Coordenação Pedagógica mais intensa, pois a nossa pedagoga estará avaliando, orientando e aperfeiçoando o trabalho pedagógico dentro da Escola, pois não estará mais em sala de aula atuando como professora. Estamos avançando e aperfeiçoando o nosso ensino.

Ano 2001 - AIV

ANO INTERNACIONAL DOS VOLUNTÁRIOS

Ao celebrar a chegada de um novo milênio, nos despedimos ao mesmo tempo do século XX. Como habitantes deste Planeta aprendemos que o desrespeito dos homens com a Natureza e com a própria sociedade tem causado vários danos. Neste novo século uma nova inspiração está movendo os corações de muitas pessoas em todo o mundo, oferecendo-se como voluntários a trabalho de um futuro melhor. Cada dia percebemos provas evidentes do eficiente trabalho de muitos voluntários. Ano passado, voluntários de Norte a Sul se reuniram para discutirem em favor do programa de diminuição da dívida externa dos países mais pobres. Ao longo de 1999 e 2000, vimos comunidades inteiras sendo devastadas por terremotos, enchentes, furacões, etc e o trabalho dos voluntários foi de suma importância para restabelecer a ordem, alimentar e facilitar o refúgio das pessoas e muito mais.

Podemos observar que a bondade é inerente ao trabalho silencioso e quase que inivisível dos voluntários.
Dia 5 de dezembro comemoramos o DIA DOS VOLUNTÁRIOS e agradecemos ao trabalho de cada um. Mas adentrando o ano de 2001, celebraremos o ANO INTERNACIONAL DOS VOLUNTÁRIOS. Uma oportunidade de manifestar nossa gratidão às pessoas que dedicam parte de suas vidas ao trabalho voluntário e também aprendermos, com eles, a participar de atividades voluntárias. Estaremos juntos descobrindo a importância do trabalho voluntário no século XXI

Como dissemos, a bondade é uma característica necessária ao trabalho voluntário, porém, deve ser acompanhada do amor, do contrário, será somente como um sino que tine, sem valor algum. ( I Coríntios 3:1)

Agora é o tempo, este é o ano, pois podemos tornar isto muito real, cremos que veremos resultados do amor e da justiça de Deus vindo sobre nós. Não vivemos em cima do muro, mas somos determinados em romper naquilo que está diante de nós, pois o céu reluta em nos dar o que somos passivos em receber. Antecipadamente, agradecemos as vitórias de Deus para nós neste ano.


PROGRAMAÇÃO: AIV - 2001

2001
ANO INTERNACIONAL DOS VOLUNTÁRIOS

Este tema nos acompanhará durante todo o ano letivo nas atividades pedagógicas, nas brincadeiras, no convívio social e nas celebrações.

No ano que passou celebramos, com muita alegria, o ANO INTERNACIONAL DA PAZ E DA CULTURA. Conhecemos diferentes culturas, mas também conhecemos muito da nossa cultura e trouxemos a paz para nossa vida e nossa cidade, pois esta paz está a nossa disposição, não a paz que o mundo dá, mas a verdadeira paz, que é a paz de Cristo.

Com esta paz em nossos corações, subimos mais um degrau e precisamos de mais amor para prosseguirmos, pois para o trabalho voluntário o amor e a bondade deve ser manifestado.

Estaremos sendo voluntários durante todo o ano letivo, com programações específicas nos diferentes bimestres.

Para 2001, nossa programação contará com alguns projetos, como;
• PROJETO PARA O TRABALHO VOLUNTÁRIO:
Estaremos realizando atividades atendendo necessidades sociais e aprendendo mais sobre o amor ao próximo.
Estaremos acompanhando mais de perto o trabalho da entidade Cristo Rei que abriga crianças órfãs e abandonadas Para isso, além de outras programações, no inverno de 2001, estaremos fazendo a Campanha o agasalho. movendo um maior número de pessoas para doações.

• PROJETO HORTA
Preocupados com o nosso meio ambiente, estudaremos sobre a ecologia, e a necessidade que temos de conservarmos a vida da fauna e da flora. Para estarmos mais próximo deste conteúdo estaremos desenvolvendo o projeto "Horta”. Cada turma será responsável por seu canteiro. Teremos aulas semanais e responsabilidades diárias com nossas plantas e depois poderemos nos alimentar do que plantarmos.

• PROJETO LIXO RECICLÁVEL
Desde os primeiros dias de aula estaremos aprendendo como classificar os lixos e jogando nos diferentes latões, como: lixo para latas, vidros, papéis, metais e outros. Este conteúdo fará parte do nosso cotidiano escolar, desenvolvendo nossa capacidade de classificação, conhecimento das cores estabelecidas, desenvolvimento da cidadania com muito respeito ecológico, pois exigimos um mundo melhor para vivermos e para isso começamos
desde cedo. Continuaremos discutindo sobre diversas questões sobre o ambiente e sua devastação criando, no processo de aprendizagem atitudes e valores sociais.

PROGRAMAÇÃO:

JANEIRO:
3 a 31 - Curso de férias e período de adaptação de novos alunos.

FEVEREIRO:
5- Início das aulas
5- Reunião pedagógica com pais e responsáveis.
Horário: 19:30h.
15 – Passeio ao Teatro Wallace Real – peça Rapunzel
26- Recesso Escolar
27 – 27 Feriado de Carnaval

MARÇO
20- Passeio ecológico ao Zoológico de São Carlos

ABRIL
04 – Reunião pedagógica com pais e professores
Horário: período da manhã 10:30
Período da tarde: 16:00.

12 – Celebração da Páscoa com os alunos da escola
13- Não haverá aula
30 - recesso escolar

MAIO
01 - Feriado – não haverá aula
22- Passeio à cidade Mirim do Trânsito
23 – manhã e tarde especial com atividades entre pais e alunos.
26 – Arrecadação de agasalhos na cidade, com carreata pela cidade entre pais e alunos

JUNHO
5 – Dia Internacional do Meio Ambiente Atividades a serem programadas
14 – Feriado – não haverá aula
15 – Recesso Escolar
20 – Reunião pedagógica entre pais e professores
29 – Festa de encerramento do semestre com apresentação das crianças sobre o tema: ANO INTERNACIONAL DOS VOLUNTÁRIOS

JULHO
02 Início do Curso de Férias
31 Término do curso de Férias
AGOSTO
01 – Retorno à aulas
10- Dia do Estudante – O que vou ser quando crescer? Venha vestido assim.
22- Não haverá aula

SETEMBRO
07 – Feriado – não haverá aula
21 Festa da primavera. Faremos um passeio no asilo, cada criança trará uma flor para entregarmos aos idosos
OUTUBRO
8 a 11 Semana das crianças com atividades a serem programadas.
12 – Feriado – não haverá aula
15- Dia do professor - Não haverá aula
24- Manhã e Tarde especial entre pais e alunos
31- Reunião pedagógica entre pais e professores

Horário: período da manhã 10:30
Período da tarde: 16:00.

NOVEMBRO
02 – Não haverá aula
15 – Feriado – não haverá aula
16- Recesso escolar- não haverá aula.
30- Festa de encerramento do ano letivo.

DEZEMBRO
03 – início do Curso de Férias
24 – Recesso – não haverá aula
25 – Feriado – não haverá aula
26,27, 28 e 31 – Recesso escolar – não haverá aula

Campanhas Educativas:
Campanha da boa alimentação de 19 à 23 de Março
Campanha da Educação do Trânsito de21 à 25 de Maio
Campanha dos bons dentes – de 22 à 27 de Outubro

P.S. Todos os dias de recesso, feriados, finais de semana a escola estará a disposição dos pais para o atendimento das crianças no hotel baby, porém é necessário agendar com antecedência para escalamos as funcionárias responsáveis.

ALGUMAS ORIENTAÇÕES
• As crianças receberão uma carteirinha de identificação. No horário da saída, quando houver necessidade de uma outra pessoa ( não apresentada a direção do C.R.A Jóias Raras) buscar a criança, apresentará a carteirinha sendo que o responsável deverá telefonar e avisar a direção antecipadamente.
• Caso uma terceira pessoa apresente a carteirinha, sem que o responsável tenha comunicado a direção, a criança só será entregue com a confirmação feita por telefone da direção ao responsável.
• Em caso de perda da carteirinha, o responsável deverá comunicar a direção para que providencie uma Segunda via, a qual será cobrado uma taxa.
• Os horários estabelecidos pela escola deverão ser respeitados, caso haja necessidade do aluno sair antes do horário, ou entrar após o horário estabelecido, os pais deverão comunicar a direção da escola com antecedência.
• O uso do uniforme determinado pela escola deverá ser usado diariamente, por isso aconselhamos a compra de, no mínimo, duas trocas. As meninas deverão usar bermudas de preferência de coton, não é permitido o uso de saias, vestidos e shorts com pernas largas, visando melhor proteção das partes genitais no contato com a areia.
• O uniforme deverá ser encomendado na Malharia Bruno. Rua Voluntários da Pátria,2851 Telefone: 235 3828 ou 235 6730
• A família deverá estar participando do desenvolvimento escolar de seu filho através da agenda que acompanhará o aluno diariamente contendo notícias sempre que necessário e o intercâmbio entre família/escola.
• Qualquer dúvida ou sugestões pedimos que comuniquem a direção.
• As crianças que já são alunos do C.R.A. Jóias Raras, terão desconto de 55% no curso de férias. O pagamento deverá ser efetuado no início do curso ou acrescida na mensalidade que deverá ser paga até o dia 10 de cada mês, sendo que a taxa do curso de férias não exclui ao pagamento da mensalidade normal durante o período de férias.
• Os feriados, finais de semana e noites poderão ser de grande proveito para os pais caso queiram sair para um passeio, ou até mesmo viajarem sem a presença das crianças, para isto é necessário entrar em contato conosco e agendar horário e estadia de seu filho no Hotel Baby.
• O Hotel Baby também estará dando atendimentos nos dias de recesso escolar, caso os pais trabalhem ou tenham outra ocupação, podem agendar a estadia do seu filho e contará com a assistência do nosso pessoal.
• Caso haja necessidade, devido a oscilação da economia do nosso Pais, as mensalidades estabelecidas para o ano 2001poderão sofrer alterações. Neste caso contamos com a compreensão de todos. No caso de permanecer uma Economia estável, cumpriremos com os preços combinados.
• As festas de aniversário dos alunos poderão ser realizadas nas dependências da escola incluindo todos os alunos como convidados. Os pais deverão decidir se farão a festa na Escola e comunicar-nos para resolverem sobre a quantidade de salgados, doces e refrigerantes a serem servidos. Caso os pais se responsabilizem pela organização, como arrumação, colocação de bexigas, enfeites... e, no final da festa deixarem tudo organizado nas dependências da Escola poderão realizar as festas sem nenhum custo. Caso contrário será cobrado uma taxa de R$30,00 e a Escola se responsabilizará pela organização conforme orientação dos pais. Também podemos orientar profissionais qualificados para realizarem animação de festas.
• A direção do Centro de Recreação e Artes Jóias Raras está a sua disposição todos os dias nos horários agendados, para conversar sobre assuntos específicos sobre as crianças, ouvir suas sugestões e críticas e outras necessidades dos pais no que diz respeito a Escola. Conte conosco!

Nenhum comentário:

Postar um comentário