Total de visualizações de página

À TODOS QUE PERMANECEM PRA SEMPRE JÓIAS RARAS

ESTE BLOG PERTENCE À TODOS AQUELES QUE ESTIVERAM EM NOSSA ESCOLA COMO PROFESSOR, FUNCIONÁRIO, ALUNO, PAI, AMIGOS...

DEIXEM SEU COMENTÁRIO E CONTRIBUAM COM FOTOS, FILMES...

Páginas

Pesquisar este blog

domingo, 2 de maio de 2010

ÔNIX - APOSTILA DE 5 ANOS

Centro de Recreação e Artes "JÓIAS RARAS"

Atividades com o Alfabeto
O alfabeto permanece exposto na sala de aula durante o ano todo.

1. Colagem com barbante na letra, e ao lado colagem de algo cujo nome comece com a letra correspondente.
2. Fazer o alfabeto no chão do pátio, pode ser feito com tinta óleo, para que as crianças andem sobre eles o dia todo.
3. Brincar com massa de modelar formando as letras do alfabeto.
4. Alfabeto de licha para as crianças sentirem pelo tato.
5. Brincar de adivinhação, escrevendo a letra nas costas da criança e pedir que adivinhe qual letra foi escrita.
6. Mostrar vários desenhos e pedir que ela descubra a inicial do nome dos desenhos.
7. Cada criança deve ter um alfabeto para atividades diversas
8. Brincar de boliche:
Colocar um pouco de anilina em água numa garrafa de refrigerante de 2 litros e escrever uma letra em cada garrafa. Proceder como no boliche, e a letra derrubada, a criança deverá dizer qual foi, ou então dizer uma palavra que comece com a letra derrubada.
9. Brincar de bingo de letras. Cada uma deverá receber 1 cartela com letras do alfabeto colocadas aleatoriamente. O professor retira as letras de um saquinho e canta a letra. Quem completar a cartela primeiro ganha.
10. Jogo da Memória feito com letras iguais e gravuras cujo nome comece com a inicial do alfabeto.
11. Brincar com as crianças de abraçarem as letras iguais que deverão estar coladas na blusa de cada uma. Comece cantando uma música e quando parar as crianças deverão abraçar seu colega que tem a mesma letra.
12. Tarefas diárias – Recortar 3 palavras que comecem com a letra A e 3 que comecem com a letra B, etc..
13. Ligar as letras para formar um desenho.
14. Colar grãos nas letras do alfabeto.
15. Grafar as letras do caderno como treino em sala de aula e como tarefa. A-B-C-D-E...
16. Colar palitos diversos formando as letras.
17. Contextualizar a importância do uso do alfabeto em nossa sociedade :
• Lista Telefônica
• Dicionário
• Arquivos
• Arquivos da biblioteca Municipal
18. Sugerir atividades para separar vogais de consoantes.
19. Montar exposições com objetos que tenham a mesma letra inicial, ou a mesma letra final.
20. Pesquisa : Promover recorte e colagem de rótulos e depois classificá-los por letras, contar quantas letras possuem as palavras.
21. Com o alfabeto exposto, ditar algumas letras para que as crianças possam mostrar qual letra que a professora está falando.
22. Usar o exercício de qual é o vizinho, com casinhas, como na Matemática.
23. Juntar oralmente algumas palavras no quadro negro, algumas letras para formar palavras.
24. Distribuir o alfabeto para as crianças e entregar figuras para que elas possam coloca-las sob a letra que inicia o nome da gravura.
25. Apresentar palavras e letras entregando para as crianças colocarem junto com a inicial.
26. Pintar os desenhos e colocar a inicial do nome.
27. Todos os dias deve ter uma tarefa de treino ortográfico das letras do alfabeto.


INTRODUÇÃO

Querido professor!
Cremos que este livro será de grande utilidade para as classes de Jardim II na Escola Jóias Raras, pois, além da criança estar iniciando o processo de alfabetização, também estaremos introduzindo-a no processo de leiturização, em que, através de acompanhar a leitura feita pelo professor das histórias contidas no livro, estará no processo cognitivo de assimilação das letras, sílabas, palavras, frases, textos, informações, interpretações, seqüenciação e memorização.
O processo de alfabetização é complexo, além das novas informações do novo mundo da leitura e da escrita a ser conquistado, ela estará apta a assimilar as histórias descritas no livro.
Tudo que a criança aprende deve estar imbuído de um significado para ela e ser evidenciado dentro de um contexto.
O contexto criado neste livro são as histórias com as quais a criança deverá interagir.É importante a exposição de cartazes contendo, letras, números, palavras, textos, etc. fixado numa das paredes da classe.
A história da escrita, descrita no livro é uma sugestão para que o aluno, conhecendo a história, possa entender melhor sobre a existência de um sistema de escrita produzido pela humanidade através dos séculos, carregado de regras e que devem ser respeitadas para que haja uma perfeita comunicação, pois todos entendem quando são respeitadas as regras construídas.


A HISTÓRIA DA ESCRITA

Vamos até a Biblioteca da escola, olhar alguns livros de histórias, de pesquisas, dicionários, jornais, revistas, etc. Observemos quantos tipos de letras existem, quantos tamanhos diferentes. Alguns livros de desenhos passam informações sem a existência das letras.
Como será que foi inventada esta escrita que conhecemos? Existem outros tipos de escrita? Quem será que inventou a escrita? Será que podemos escrever do jeito que queremos? Será que existem regras?
Voltemos para sala de aula e vamos ouvir a história da escrita que será contada pelo professor:

A escrita pictográfica:
Prof.: Mostrar desenhos de placas; escrita pictográfica antiga, etc.

As marcas, sinais, figuras, símbolos que conhecemos hoje e que você já estudou no ano passado e continuará aprendendo eram usadas para registrar idéias para que outros entendessem. Eram escritas em pedras ou em placas de barro.
Quem inventou a escrita?
O inventor da escrita foi o próprio Deus, que, com certeza, ensinou a um dos seus filhos para registrar Sua vontade na Terra.
O primeiro filho de Deus que pode ter aprendido a escrita pode ter sido Enoque, que andou com Deus, pois ele deixou escritos. Adão também pode ter escrito o Hino da Criação.

A escrita do homem das cavernas:
Quando algumas tribos ou famílias saiam do lugar em que viviam e iam morar longe das pessoas que sabiam escrever, eles inventavam uma forma de se comunicar através dos desenhos ou riscos em forma de letras e registravam isso em pedras e cavernas por onde passavam.

A escrita alfabética:
A escrita que você vê nos livros, nos jornais, nas revistas, etc., não é a mesma escrita do começo da história.
Havia algumas marcas que representavam palavras inteiras, depois foram criando-se outras marcas para registrar pedaços de palavras (as sílabas), até criarem as marcas para cada letra que eram escritas em pedras, placas de barro, pele e papiro (“papel” feito de plantas)



Os livros:
A Babilônia foi construída no local do Jardim do Édem, onde Adão, Noé e Abraão viveram. Havia na Babilônia, mais ou menos no 3º milênio a.C., uma biblioteca com 30.000 livros, dicionários, enciclopédias, obras completas de direito, ciência, religião e literatura.
Hoje temos muitos livros que podemos ler e aprender sobre todas as coisas que já existem sobre a face da terra, mas existem alguns livros que não escrevem o que realmente é verdadeiro, em certos assuntos temos que ler vários livros para saber o que realmente é verdadeiro.




A vida surgiu do próprio Deus
A
CRIAÇÃO


1.Vamos descobrir o que Deus criou. Vamos dar uma volta e perceber a CRIAÇÃO de Deus e trazer algo para colar nesta folha

2. De tudo que você observou, o que mais gostou na CRIAÇÃO de Deus? Desenhe.
3. Deus também criou VOCÊ!
Desenhe, no espelho, o seu rosto.
4. Vamos fazer uma pesquisa e descobrir como você é importante?
A MINHA
HISTÓRIA
1. Pergunte a mamãe e peça para que ela escreva:

Quando nasci?
________________________________________

Qual o Hospital?
________________________________________
________________________________________
Quantos quilos eu tinha quando nasci?

Quantos centímetro eu tinha quando nasci?


Quem escolheu meu nome?

Você sabe o que significa o meu nome?
________________________________________________________________________________

Qual foi a primeira frase que você disse quando eu nasci?

2.Há muitas coisas que lembram o meu nascimento e minha primeira infância, então vamos fazer uma exposição, na sala de aula, de alguns objetos que lembram isto, como:
Cartão de identidade do hospital;
Minha fitinha do nome para identificação no berçário, uma lembrancinha, uma mamadeira, alfinete, fralda, chupeta, roupas, fotos, certidão de nascimento, etc.

3.Aqui vou colar a minha certidão de nascimento.

4. Desenhe o que você mais gostava de fazer quando era menor.

5.E hoje, o que você gosta de fazer?
Desenhe.

6. Qual o brinquedo que você gosta mais? Pode colar uma gravura ou desenhar.
7. O que você gostaria de fazer quando crescer? Desenhe.

8. Na sua certidão de nascimento tem o seu nome, vamos ler?

9. Cole a ficha do seu nome:

10. Descubra quais as letras que fazem parte do seu nome e pinte-as:

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V X W Y Z

11. Desenhe o que você mais gosta de fazer nos finais de semana
12. POR MEIO DO MEU CORPO POSSO APRENDER MUITAS COISAS, COMO: QUANTIDADE, FORMAS, TAMANHO, HIGIENE, UNIDADE E MUITO MAIS.


13. TENHO UMA CABEÇA.
VOU ESCREVER AO NUMERAL QUE REPRESENTA ESTA QUANTIDADE.


14. DESENHE:

UMA CASA

UMA BOLA:

SUA CABEÇA


15. NA MINHA CABEÇA TEM UM NARIZ E UMA BOCA.

16. MINHA CABEÇA TEM A FORMA CIRCULAR.
PINTE DENTRO CÍRCULO DE AMARELO E COLE FIO DE LÃ EM VOLTA.

17. PASSE O GIZ DEITADO SOBRE A FORMA CIRCULAR E DESENHE-O

18. FAÇA UM DESENHO USANDO A FORMA CIRCULAR

19.DESENHE NA CABEÇA DOIS OLHOS E DUAS ORELHAS.

20. COM OS OLHOS EXERCEMOS O SENTIDO DA VISÃO.
FECHE OS OLHOS E PERCEBA COMO SERIA SE NÃO TIVÉSSEMOS A VISÃO.
DESENHE O QUE VOCÊ PODE VER COM OS OLHOS ABERTOS.

21. COM OS OUVIDOS EXERCEMOS O SENTIDO DA AUDIÇÃO.
PODEMOS OUVIR MUITAS COISAS. PESQUISE EM REVISTAS E COLE FIGURAS DE OBJETOS QUE PRODUZEM SOM.


22. DENTRO DE NOSSA BOCA FICA A LÍNGUA QUE PERCEBE O SABOR DAS COISAS E ASSIM PODEMOS TER O PALADAR.
RECORTE GRAVURAS DE REVISTAS QUE REPRESENTE OS SABORES:

SALGADO DOCE

AZEDO AMARGO

23. TEMOS UM NARIZ. DENTRO DELE EXISTEM AS CÉLULAS QUE NOS PERMITEM SENTIR O CHEIRO, É O SENTIDO OLFATO.

DESENHE O QUE PRODUZ CHEIRO:

BOM

RUIM


24. PASSE GUACHE VERMELHO NAS SUAS MÃOS E CARIMBE-AS NESTA PÁGINA.

TENHO DUAS MÃOS

25. PASSE GUACHE NOS SEU PÉS E CARIMBE NESTA PÁGINA.

TENHO DOIS PÉS.
MEU CALÇADO TEM O NÚMERO

VOU COLAR UM BARBANTE QUE REPRESENTE O TAMANHO DO MEU PÉ E COMPARAR COM O PÉ DE UM ADULTO.


26. O MEU CORPO É DIVIDO EM TRÊS PARTES:

CABEÇA

TRONCO

MEMBROS

27. O TRIÂNGULO TEM TRÊS CANTINHOS.

PINTE O TRIÂNGULO E COLE GRÃOS NO CONTORNO.

28. DESENHE VÁRIOS TRIÂNGULOS USANDO A FORMA DE MADEIRA PARA CONTORNAR.

29. FAÇA UM DESENHO USANDO O TRIÂNGULO.

30. TENHO QUATRO MEMBROS

QUATRO MEMBROS TEM MEU CORPO
QUATRO MEMBROS EM AÇÃO
DUAS PERNAS E DOIS BRAÇOS
SÃO OS MEMBROS DO MEU CORPO.


31.O QUADRADO TEM QUATRO CANTINHOS.

COLE PALITOS DE SORVETE NO QUADRADO.


32. DESENHE O QUE VOCÊ ESTÁ VENDO, DENTRO DA SALA DE AULA, QUE POSSUI A FORMA QUADRADA.

33. O RETANGULO TAMBÉM POSSUI QUATRO CANTINHOS, PORÉM, O RETÂNGULO POSSUI DOIS LADOS MAIS LONGOS E DOIS MAIS CURTOS.
34. FAÇA UM RETÂNGULO COLANDO PALITOS DE SORVETE NOS LADOS MENORES E PALITOS DE CHURRASCO NOS LADOS MAIS LONGOS.

DESENHE O RETÂNGULO USANDO A RÉGUA


35. UMA MÃO TEM CINCO DEDOS.
DESENHE A SUA MÃO E ESCREVA O NUMERAL CINCO.


36. ESCREVA OS NUMERAIS .
UM, DOIS, TRÊS, QUATRO, CINCO
COM O CACHORRINHO EU BRINCO:
SEIS, SETE, OITO, NOVE, DEZ, ELE PULA NOS MEUS PÉS.

37. ESCREVA OS NUMERAIS E DESENHE O QUE VOCÊ LEU NO VERSINHO.

JACARÉ PASSEANDO NA LAGOA VIU UM PEIXINHO, ABRIU A BOQUINHA. UM, DOIS, TRÊS, QUATRO, CINCO, SEIS, SETE, OITO, NOVE, E DEZ.
COITADINHO DO PEIXINHO FOI PARAR NA BARRIGUINHA


38. HAVIA UM PEIXINHO
BEM PEQUENININHO
A MÃE DO PEIXINHO
FALAVA BEM BAIXINHO
- PEIXINHO, PEIXINHO! NÃO VÁ NAQUELE CANTINHO, PORQUE LÁ TEM UMA COBRA GORDA E FEIA.
O PEIXINHO TEIMOU, TEIMOU, TEIMOU
CHULÉP, CHULÉP, CHULÉP.
A COBRA MORDEU O PEIXINHO.
COITADINHO DO PEIXINHO, FICOU SEM O SEU RABINHO.

DESENHE A HISTÓRIA DO PEIXINHO.


39. DESENHE CINCO OBJETOS E ESCREVA O NUMERAL CINCO.



40. EM QUANTOS DIAS DEUS CRIOU OS CÉUS E A TERRA?

41. COLE LÃ NO NUMERAL SEIS.

DESENHE SEIS OBJETOS

42. PINTE A GRAVURA QUE NÃO TEM A MESMA FORMA.

43. DESENHE VÁRIOS CÍRCULOS

44. PINTE OS CÍRCULOS DE VERMELHO, OS QUADRADO DE AMARELO E OS TRIÂNGULOS DE AZUL

44. LIGUE OS RETÂNGULOS E PINTE OS TRIÂNGULOS

45. PINTE A METADE DE CADA FIGURA


46. COLE DIVERSOS TIPOS DE FIOS ( LÃ, BARBANTE, CORDA, ETC) COMEÇANDO DO MAIS FINO ATÉ O MAIS GROSSO.

47. DESENHE O CONTORNO DE SUAS MÃOS E MARQUE QUAIS SÃO OS DEDOS MAIORES E OS MENORES.

48. COLE QUATRO PEDAÇOS DE BARBANTE DE COMPRIMENTOS DIFERENTES, NA ORDEM DO MAIS COMPRIDO AO MAIS CURTO.


49. ATENÇÃO!
COLE DUAS TAMPINHAS, TRÊS PALITOS E UM BOTÃO E SIGA A SEQÚÊNCIA ATÉ O FINAL.

50. QUANTOS DIAS TEM A SEMANA?
DESENHE O QUE VOCÊ GOSTA DE FAZER NOS DIAS DA SEMANA.

51.CONTORNE O NUMERAL SETE COM SETE CORES DIFERENTES.




52. COLE FIO DE LÃ NO NUMERAL OITO E DESENHE OITO ELEMENTOS

53. PASSE OITO CORES NO NUMERAL OITO.


54. PASSE NOVE CORES NO NUMERAL NOVE.

55. NOVE MESES É O TEMPO PARA UMA CRIANÇA NASCER USANDO NOVE CORES O NUMERAL NOVE VOU ESCREVER

56.DESENHE AS SUAS DUAS MÃOS E CONTE QUANTOS DEDOS HÁ.

DEZ DEDOS TEM MINHAS MÃOS
DEZ DEDOS EM AÇÃO
DEZ DEDOS TEM MEUS PÉS
APROVEITO E APRENDO O NUMERAL DEZ

57. Vamos escrever os nomes dos nossos colegas e colocar a letra inicial de cada nome.

58. SENTE-SE PRÓXIMO AO CARTAZ DA CHAMADA DE SUA SALA E ESCREVA SEIS NOMES COLEGAS SEUS E DESENHE O SÍMBOLO DE CADA UM.

59.VAMOS RECORTAR DE JORNAIS E REVISTAS, AS LETRAS DO SEU NOME E COLÁ-LAS NO QUADRO.

60. ESTE QUADRO É DA SUA PROFESSORA, MAS É VOCÊ QUEM VAI RECORTAR E COLAR AS LETRAS DO NOME DELA.


61.QUAIS AS LETRAS QUE SE REPETIRAM NOS DOIS NOMES?
RECORTE E COLE.

62. FALTOU ALGUM ALUNO NA SUA SALA HOJE?
63. ESCREVA OS NOMES DOS AMIGUINHOS QUE FALTARAM SEPARANDO EM MENINAS E MENINOS.

64. VAMOS COLAR, NESTA PÁGINA, RÓTULOS DE ALIMENTOS QUE VOCÊ MAIS GOSTA E AO LADO VAMOS COPIAR O NOME DE CADA UM:



65. VAMOS PROCURAR NAS REVISTAS E JORNAIS UMA PROPAGANDA E COLAR NO QUADRO

66. PROCURE O NOME DO JORNAL OU DA REVISTA QUE VOCÊ RECORTOU E COLE AQUI.


67. VOCÊ JÁ SABE ESCREVER ALGUNS NOMES.

ESCREVA O SEU NOME:

68. AGORA ESCREVA O NOME DA MAMÃE

69. O NOME DA SUA PROFESSORA.

70. COLE NESTE ESPAÇO RÓTULOS DE PRODUTOS QUE VOCÊ JÁ SABE LER. PEÇA AJUDA À MAMÃE.

71. QUAIS OS PRODUTOS DE LIMPEZA QUE SUA MÃE USA?
COLE OS RÓTULOS

72. QUAIS OS PRODUTOS DE HIGIENE QUE A SUA FAMÍLIA USA?
COLE OS RÓTULOS.
73.RECORTE DE REVISTAS E JORNAIS E COLE:
UM NOME COM MAIS LETRAS QUE O SEU.

74.UM NOME COM MENOS LETRAS QUE O SEU
ESCREVA OS NOMES DOS SEUS COLEGAS QUE COMEÇAM COM A MESMA LETRA DO SEU NOME


75. PESQUISE E ESCREVA NOS QUADROS OS NOMES DOS ANIVERSARIANTES DE CADA MÊS.

76. JÁ TENHO _________ ANOS E MEU ANIVERSÁRIO É EM:

77. NO BOLO DO MEU PRÓXIMO ANIVERSÁRIO VAI TER ___________ VELINHAS.

78. DESDE QUE NASCI, JÁ CRESCI MUITO.
VOU COLAR UM BARBANTE, NESTA PÁGINA, QUE REPRESENTE A MINHA ALTURA DE QUANDO EU NASCI ATÉ HOJE.

A MINHA ALTURA É___________________

79. JÁ POSSO PREENCHER A MINHA FICHA DE IDENTIFICAÇÃO.

DATA


MEU NOME:


MINHA ALTURA:


MEU PESO :


A COR DOS MEUS CABELOS:

colar uma mecha dos cabelos

A COR DOS MEUS OLHOS
PINTAR

GOSTO DE BRINCAR DE:



A MINHA
FAMÍLIA





80. DESENHE VOCÊ E SUA FAMÍLIA PASSEANDO.

81. COLE FOTOS DE SUA FAMÍLIA OU DESENHE OS SEU PAIS E SEUS AVÓS, ...


82. OS NOSSOS AVÓS SÃO PESSOAS ESPECIAIS E QUE MINISTRAM MUITO CARINHO. CONVERSE SEMPRE COM ELES, POIS SEMPRE VÃO TE ENSINAR ALÉM DO QUE JÁ SABE.
DESENHE OS SEUS AVÓS.

83. EM UNIDADE E FÉ CONSTRUIMOS UM MUNDO CHEIO DE AMOR.
DESENHE.
DATAS COMEMORATIVAS



84. HOJE É DIA DO ANIVERSÁRIO DA NOSSA CIDADE


VAMOS LER:


“NA CIDADE AGITADA
DONA BEM-TE-VI
PROCURA AQUI E ACOLÁ
UM CANTINHO PARA SE ABRIGAR.

MAS SÓ VÊ ASFALTO E EDIFÍCIO ALTO!
NO FIO NÃO QUER MORAR!

PROCURA UM LUGAR PARA SEU
NINHO ALOJAR
NA CIDADE PERIGOSA
DONA BEM- TE- VI BUSCOU
NO BANCO DA PRAÇA,
O SEU LUGAR!”

COMO VOCÊ IMAGINA ESTE LUGAR?
DESENHE:

85. A NOSSA CIDADE É GRANDE OU É PEQUENA?

VAMOS PROCURAR UMA GRAVURA DE ALGUM LUGAR ESPECIAL DE NOSSA CIDADE E COLAR.


86. DESENHE:

SUA CIDADE.

SUA CASA.



87. VAMOS DAR UM PASSEIO PELAS RUAS DE NOSSA CIDADE E OBSERVAR O QUE EXISTE, DEPOIS VAMOS DESENHAR E COLAR O QUE RECOLHERMOS DESTE PASSEIO.


88. ESCREVA, DO SEU JEITO, O NOME DO LUGAR QUE VOCÊ MAIS GOSTOU DE PASSEAR.

89. EM NOSSA CIDADE EXISTEM MUITAS CASAS DE COMÉRCIO. DESCUBRA O QUE VOCÊ PODE COMPRAR

NUMA LOJA


NUMA PADARIA

NUMA FARMÁCIA


90. VAMOS A UM SUPERMERCADO E COMPRAR MATERIAS DE LIMPESA PARA ESCOLA.
COLE OS RÓTULOS DOS PRODUTOS QUE VOCÊ COMPROU.


91. ESCREVA O NOME DOS PRODUTOS QUE VOCÊ COMPROU NO SUPERMERCADO.



MINHA
ESCOLA


92. ÔNIX É A PEDRA PRECIOSA QUE REPRESENTA A MINHA TURMA, POIS EU SOU UMA JÓIA RARA.


93. VOU EXPRESSAR A MINHA ALEGRIA EM ESTAR NESTA ESCOLA, PINTANDO LIVREMENTE COM TINTA E PINCEL.

94. PERCORRA O INTERIOR DE SUA ESCOLA E DESENHE OS CORREDORES MAIS LARGOS E OS MAIS ESTREITOS

95. AGORA, VOU PINTAR USANDO AS CORES DE TODAS AS PEDRAS PRECIOSAS DA MINHA ESCOLA.

96. VOU MISTURAR VÁRIAS CORES PARA FAZER UMA OBRA DE ARTE.

97.DESENHE:


CADERNO


LÁPIS

COLA.

BOLA

98. NA LOUSA A PROFESSORA ESCREVE, DESENHA E PINTA USANDO O GIZ BRANCO E COLORIDO.
NESTA PÁGINA VOU USAR O GIZ COLORIDO MOLHADO NO LEITE E PINTAR LIVREMNTE.
VAMOS CANTAR:

99. “SOU UMA JÓIA RARA E POR ISSO ESTOU AQUI
ESTA ESCOLA BRILHA MUITO QUANDO EU ESTOU AQUI.
BRILHA A SAFIRA, O DIAMENTE E O RUBI
BRILHA A PÉROLA E A ESMERALDA
BRILHA O ÔNIX AQUI

SOU UMA JÖIA RARA E POR ISSO ESTOU AQUI
ESTA ESCOLA BRILHA MUITO QUANDO EU E JESUS ESTAMOS AQUI.”

DESENHE TODA A SUA TURMA CANTANDO.





100. DESENHE A SUA ESCOLA POR DENTRO

101. DESENHE A SUA ESCOLA POR FORA


102. ESCREVA O NOME DA SUA ESCOLA.

103. ESCREVA O QUE VOCÊ FAZ NA SUA ESCOLA.

104. ESCREVA O QUE VOCÊ FAZ NA SUA CASA.

105. DESENHE O CAMINHO QUE VOCÊ FAZ DE SUA CASA ATÉ A ESCOLA.
106. QUAL O MEIO DE TRASPORTE QUE VOCÊ USA PARA VIR À ESCOLA?
RECORTE E COLE UMA GRAVURA.

107.PESQUISE QUAIS OS MEIOS DE TRASNPORTE QUE EXISTEM.

108. PESQUISE E DESCUBRA QUAL É O MEIO DE TRANSPORTE MAIS RÁPIDO.

109. PESQUISE E DESCUBRA QUAL O MEIO DE TRASPORTE MAIS LENTO.



A ARCA DE
NOÉ

110. NOÉ H0MEM FIEL A QUEM DEUS ORDENOU
FAZER UMA ARCA ENORME E COM SUA FAMÍLIA ENTRAR.

ILUSTRE A HISTÓRIA QUE SUA PROFESSORA CONTOU.

111. PARA ARCA DE NOÉ
DOIS A DOIS FORAM CHEGANDO
PARA ARCA DE NOÉ
POIS A CHUVA IA CAIR

112. ESCREVA OS NOMES DO ANIMAIS


113. RECORTE E COLE OS ANIMAIS NA ARCA DE NOÉ.


114. RECORTE E COLE GRAVURAS DE ANIMAIS QUE:
POSSUEM PELO
POSSUEM PENA

115.DENTRO DA ARCA A GALINHA BOTOU VÁRIOS OVOS, VAMOS DESENHAR:

A GALINHA DE NOÉ. BOTA O OVO EM PÉ.

BOTA

BOTA

BOTA

BOTA

BOTA

BOTA

BOTA

BOTA

BOTA

BOTA DEZ!

116. “O CÉU ESCURECEU E OS RAIOS CAIRAM
ENTÃO A CHUVA DO CÉU DESCEU
ENTÃO CHOVEU, ENTÃO CHOVEU
TANTO, TANTO TEMPO
ENTÃO CHOVEU, ENTÃO CHOVEU
E A ÁGUA FOI SUBINDO
E A ARCA DO CHÃO SE SOLTOU

E NAVEGOU, E NAVEGOU
E AS ÁGUAS COBRIRAM TODA TERRA
POIS ASSIM O SENHOR FALOU.”
( Maira Costa Leão)

NOS DIAS DO DILÚVIO AS ÁGUAS DA CHUVA COBRIRAM TODA TERRA E TODO SER QUE HAVIA SOBRE A TERRA DESAPARECEU, PORÉM A ÁGUA TAMBÉM ELEVOU A ARCA E SALVOU TODOS QUE TINHAM OBEDECIDO A DEUS E ENTRADO NA ARCA.
A OBEDIÊNCIA É UMA CARACTERÍSTICA DOS AMAM A DEUS E QUEREM VIVER ETERNAMENTE.

A ÁGUA É MUITOIMPORTANTE PARA AS NOSSAS VIDAS, VAMOS FAZER UMA PESQUISA E DESCOBRIRMOS PARA QUE USAMOS A ÁGUA.

PARA BEBER PARA TOMAR BANHO

PARA MOLHARMOS AS PLANTAS

PARA NADARMOS


117. NOÉ E SUA ARCA POUSARAM NO MONTE ARARATE
NOÉ E SUA FAMÍLIA ESTAVAM NO CHÃO OUTRA VEZ
QUE ALEGRIA A TERRA JÁ SECOU
QUE ALEGRIA ASSIM DEUS LHE FALOU

DESENHE A ARCA DE NOÉ SOBRE O MONTE ARARATE


118. LÁ DA ARCA DE NOÉ
DOIS A DOIS FORAM DESCENDO
PARA O CHÃO QUE SE SECOU
POIS O VERDE IA CRESCENDO

CADA CASAL DE ANIMAL QUE SUBIRAM NA ARCA DESCEU DEPOIS DE UM ANO DENTRO DA ARCA E MUITOS DELES TIVERAM FILHOTES, VAMOS CONTAR OS FILHOTES DO COELHINHO.



119. “DEUS COLOCOU UM ARCO ÍRIS NO CÉU
PARA CONFIRMAR A SUA PROMESSA
DE QUE NUNCA MAIS DESTRUIRIA O MUNDO COM ÁGUA OUTRA VEZ
O ARCO ÍRIS É A ALIANÇA COM DEUS COMIGO E COM VOCÊ”

TUDO O QUE DEUS CRIOU É TUDO MUITO LINDO E COLORIDO. VOCÊ JÁ PENSOU SE NÃO EXISTISSE AS CORES?

EXISTEM SETE CORES NO ARCO ÍRIS QUE DEUS COLOCOU NO CÉU.
DESENHE





120. AS FLORES TAMBÉM EXIBEM LINDAS CORES.
PINTE A FLOR E NUMERE AS PÉTALAS
AUTOR DO
AMOR



121.Procuraram lugar para passar a noite e não encontraram.
Pinte o vestido de Maria de azul, a túnica de José de amarela e túnica do dono da hospedaria de vermelho.

122.Anjos anunciaram aos pastores de ovelhas que havia nascido o rei Jesus.

"Glória a Deus nas
alturas e paz na terra
a quem Ele quer bem!"

123.Cole gliter na roupa dos anjos, algodão nas ovelhas e pinte a roupa dos pastores.

124. O Filho de Deus nasceu e uma estrela brilhou no céu como nunca.
Maria colocou o nome de Jesus, como Deus tinha lhe falado.
Enfeite esta cena com sucata.

125.Enfeite a estrela com gliter.

126. A estrela guiou três reis magos que estavam viajando até onde tinha nascido o rei Jesus.
Pinte esta cena com giz colorido molhado na água.

127. Os viajantes trouxeram presentes a Jesus: ouro, incenso e mirra.

128. Você continua a ilustração da história.
Desenhe quando Jesus tinha doze anos e quando Ele foi batizado por João Batista.

129.Jesus foi a uma cidade onde o povo estava sofrendo muito, e muitos estavam morrrendo.
Ao chegar na cidade o povo viu grande luz. Jesus curou a todos os doentes.

Encontre a palavra luz e circule:

JESUS É A NOSSA LUZ.

A LUZ DE DEUS RESPLANDECE EM NOSSOS CORAÇÕES.

O POVO QUE ESTAVA NAS TREVAS VIU GRANDE LUZ.


Quantas vezes aparece a palavra luz?


Faça um desenho que represente a luz.

Copie:
________________________________
LUZ ________________________________


. "Ensina a criança no caminho em que deve andar, e ainda quando for velho não se desviará dele."

130. Vamos treinar o numeral 1

131. Olhe bem a letra destacada em cada quadro. Marque com um X todas as letras iguais a ela.

ANEL DADO CHAVE LUVA PORTA LATA
________________________
BELO CÉU PAPEL LEÃO
________________________
CIRCO GIRAFA TIA DIA
________________________
DEDO OVO CEBOLA GATO CÃO BOI COLA
_______________________
UVA URSO SUCO CAJU

132. Cole os papéis que sua professora entregou na ordem para que o maior fique embaixo e os menores em cima.


133. Vamos colar barbante na letra, e ao lado podemos recortar e colar gravuras cujo nome comece com a mesma letra.


134. Você é muito criativo, vamos procurar sucatas ou grãos para colar sobre as letras do alfabeto.

135. Ligue as letras, formando o desenho.


136. Vamos usar palitos e formar as letras do alfabeto que já aprendemos.

137. Já conhecemos as vogais, então vamos separá-las no balão, o que restar são as letras do alfabeto que são chamadas de consoantes.

138. Todos os rótulos que você colecionou vamos colar neste espaço, classificando-os pelas letras iniciais.


139. Escreva as letras que estão faltando no alfabeto, descobrindo quais são os vizinhos.

140. Cada letra deverá ser representada por um desenho, por isso mãos a obra artista!

Nenhum comentário:

Postar um comentário